Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, mais conhecido na Arquidiocese de Manaus como Dom Tadeu, receberá o Diploma de Cidadão de Manaus, pelos serviços prestados à capital do Amazonas. A honraria foi aprovada e promulgada no dia 10 de julho como projeto de decreto legislativo, n° 022/2023, de autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC). A solenidade acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), às 9h30 desta próxima sexta-feira, 4 de agosto, quando também se comemora o dia do padre.

Fotos: Érico Pena
“Receber o título de cidadão de Manaus é motivo de muito orgulho e satisfação. Sinto-me profundamente honrado e alegre, sou realmente um grande privilegiado. Quero enfatizar que recebo essa homenagem com muita humildade e consciente que a conquista desta honraria não é apenas fruto dos meus esforços, mas da conjunção de esforços de todos aqueles que tem acompanhada e contribuído com o ministério episcopal ao longo desse tempo em Manaus”, afirmou Dom Tadeu, destacando a gratidão por todos os que estão ao seu redor.
Continua depois da Publicidade
“Certamente o nobre vereador, Dr. Daniel Vasconcelos, não teria proposto o meu nome junto aos seus pares para ser agraciado com essa honraria, se o os meus amigos, companheiros de jornada e o povo de Deus não tivesse contribuído para um bom conceito sobre a minha pessoa, daí o motivo pelo qual eu também recebo esta homenagem em nome destas pessoas, que aqui desde já deixo o meu muito obrigado”, concluiu.
Há sete anos em Manaus, Dom Tadeu, além de ser o bispo auxiliar da Arquidiocese, é o bispo referencial para a juventude, onde assume também esta missão no Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na região do Amazonas e Roraima, além de ser o Vigário para a Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, que corresponde às Zonas Centro Sul e Leste da Capital e os municípios cujo acesso se faz pelo Porto da Ceasa. Atualmente o bispo auxiliar acompanha movimentos, Novas Comunidades, Pastoral da Educação e a Vida Religiosa Consagrada junto à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
A primeira honraria recebida por Dom Tadeu foi realizada em 29 de agosto de 2018, durante sessão especial ocorrida no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), com o Título Cidadão do Amazonas, conforme o Projeto de Lei de nº 117/2018, de autoria da Deputada Alessandra Campelo.
Continua depois da Publicidade
De acordo com o Dr. Daniel Vasconcelos, a homenagem é de grande relevância, pela contribuição do bispo na evangelização do povo manauara e pela proximidade as comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Fotos: Érico Pena
Caminhada vocacional
Continua depois da Publicidade
Dom Tadeu Canavarros nasceu em 3 de dezembro de 1967 na cidade de Corumbá (MS). Tornou-se religioso da Congregação Salesiana em 31 de janeiro de 1988. No ano de 1996 foi ordenado presbítero e desde então assumiu muitas missões, como: Diretor de Aspirantado, professor de Teologia, Diretor de colégio e faculdades. Em 2008 foi nomeado pelo Reitor-Mor dos Salesianos como Vice Provincial da Missão Salesiana de Mato Grosso.
De 2010 a 2012, assumiu a direção do pós-noviciado. Tornou-se diretor do Instituto São Vicente em 2013 e, em 2014, assumiu a direção da Obra Salesiana de Corumbá. Em 2015 foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, e em 2016 ocupou a função de pároco e diretor da Obra Social Paulo VI. Em 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus. Seu lema episcopal é: “Restaurar todas as coisas em Cristo” (Carta de São Paulo aos Efésios 1,10).