Médicos ortopedistas da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participaram, no sábado (22/07), do curso teórico e prático avançado no tratamento da dor crônica. Como foco nos pacientes, o evento foi ministrado pelo renomado médico e membro titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia, dr. Carlos Zicarelli.

FOTOS: Daniel Jordano/ FHAJ
O objetivo é treinar a equipe médica local com novas técnicas e equipamentos menos invasivos. Neste tipo de tratamento, os médicos usam um gerador de radiofrequência e cânulas, o instrumento que leva essa radiofrequência e medicamentos (se for preciso) até a área em que a pessoa sente a dor.
Continua depois da Publicidade
De acordo com Carlos Zicarelli, o aprimoramento deste atendimento reflete diretamente na qualidade de vida do paciente.
“Esse curso tem o foco em tratamento de dores crônicas no ombro, quadril, joelho, coluna e pé. A dor crônica é um grande mal, pois traz a perda na qualidade de vida, internações e consumo de medicamentos com efeitos colaterais. E tratamento visa a diminuição do sofrimento dos pacientes”, disse.

FOTOS: Daniel Jordano/ FHAJ
Médicos residentes da FHAJ também participaram do evento que contou com o apoio da empresa Saga Medical. Durante a manhã foi ministrada a parte teórica do curso e, à tarde, todas as técnicas aprendidas foram aplicadas na prática no centro cirúrgico da unidade.
Continua depois da Publicidade
“A Fundação Hospital Adriano Jorge está comprometida em qualificar sua mão de obra para aprimorar o atendimento médico e, assim, beneficiar a população. Fazer com que o paciente pare de sentir dor é fundamental para acelerar a recuperação dele”, ressalta o diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira.

FOTOS: Daniel Jordano/ FHAJ
Serviços
Continua depois da Publicidade
A FHAJ possui cinco especialidades de residências médicas sendo elas: Clínica Médica, Cirurgia básica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia e Anestesiologia. A unidade, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), órgão responsável pelo planejamento, supervisão, orientação e execução das ações de Ensino e Pesquisa relacionadas à formação e capacitação de recursos humanos, acompanha essas atividades.