Dança, orquestra de violões e canções brasileiras vão protagonizar os espetáculos dos corpos artísticos na primeira semana do mês de agosto. As atrações são gratuitas. Na terça e quinta-feira (1º e 03/08), às 20h, o Balé Folclórico do Amazonas apresenta o espetáculo Folguedos, no Teatro Amazonas.

FOTOS: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa) | Divulgação/Balé Folclórico do Amazonas
Estreado em 2014, a atração de dança contemporânea faz uma homenagem ao Festival Folclórico do Amazonas e, a cada edição, ganha novos formatos. O espetáculo rememora momentos das décadas de 50 e 60, quando o festival acontecia no campo General Osório, no Centro da cidade, e hoje abriga o Colégio Militar de Manaus. O palco do Teatro Amazonas se transforma em um grande arraial, enfatizando a festa popular comemorada em várias regiões do Brasil.
Continua depois da Publicidade
Os dias 4, 9 e 24 de agosto serão dedicados à Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam). O espetáculo de repertório popular mescla o rock e o pop; e ocupará três diferentes espaços: A estreia (04/08) será, às 18h, no Centro Cultural Palácio da Justiça; no dia 9, a orquestra se apresenta, às 14h, para os alunos do Centro de Educação Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho; e no dia 24 de agosto, às 18h, no Teatro da Instalação. Os concertos têm duração de 60 minutos.
O maestro da Ovam, Davi Nunes, cita que a programação acontece paralela às apresentações no Teatro Amazonas, trazendo uma abordagem mais popular de temas já apresentados no decorrer da trajetória da orquestra.

FOTOS: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa) | Divulgação/Balé Folclórico do Amazonas
“Para esta proposta estamos falando de uma temática pop e também rock, que vai do Michael Jackson, Madonna até o rock nacional do Paralamas do Sucesso, Legião Urbana. Um trabalho bem diversificado”, cita o maestro. “Percebemos que o público se aproxima bastante desse tema, gosta e a reação é a melhor possível, são participativos, o que nos alegra muito”, conclui Davi Nunes.
Continua depois da Publicidade
No dia 6 de agosto, às 19h, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) se apresenta no Teatro Amazonas com o espetáculo que marca os 25 anos da companhia. No palco, a nova montagem de “Work Progress”, da coreógrafa Andressa Miyazato, em seguida, “Caput – Art 5”, de Jorge Garcia, que estreou este ano como parte do repertório da Circulação Amazônia – CDA 25 anos.
Endereços
Continua depois da Publicidade
Teatro Amazonas – Avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro
Centro Cultural Palácio da Justiça – Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro
Centro de Educação Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho – Avenida Leopoldo Peres, s/nº, Educandos