OBRA DJALMA BATISTA

Djalma Batista vai passar por obras de recuperação de drenagem

Por meio da (Seminf), a obra deve ser iniciada na manhã desta quarta-feira (15). Agentes do (IMMU), devem coordenar o trânsito com rotas alternativas ao tráfego de veículos.


A Prefeitura de Manaus anunciou, nesta segunda-feira (13), o início de uma obra de recuperação do sistema de drenagem do igarapé do Bindá, que passa por baixo da avenida Djalma Batista, logo após o cruzamento com a avenida Pedro Teixeira, sentido Centro.

Continua depois da Publicidade

Devido as fortes chuvas a via registrou um afundamento na pista que passou por reparos emergenciais no primeiro fim de semana de fevereiro. As equipes da (Seminf) realizaram uma obra paliativa com o intuito de dar vazão ao trânsito intenso da via, que é um dos principais corredores viários da cidade.

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a obra deve ser iniciada na manhã desta quarta-feira (15), com uma operação realizada pelos agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), com rotas alternativas que devem ser apresentadas ao tráfego de veículos.

A pista deverá ser escavada em aproximadamente 8 metros de profundidade. Os antigos tubos de ferro serão substituídos por duas novas linhas de tubulação, cuja extensão será de 30 metros cada. O objetivo do projeto é dar a vazão necessária às águas do igarapé e evitar novos desníveis no piso asfáltico, além dos transtornos aos motoristas que trafegam na região.

Continua depois da Publicidade

Neste domingo (12), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) fez uma vistoria no local onde deve ser realizada a obra, onde anunciou o início da intervenção estrutural com previsão para o feriado de Carnaval. “Provavelmente, iniciaremos as obras durante as festividades do Carnaval, a fim de aproveitar o baixo fluxo de veículos na área. Faremos algo maior para conter de vez o problema”, disse o prefeito.

Conforme o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, os agentes estarão no local para orientar os condutores. “Nossas equipes de trânsito e transporte darão todo o suporte necessário a condutores e pedestres, orientando sobre os desvios e rotas alternativas que irão facilitar a viagem dos motoristas. É um transtorno necessário, mas daremos todo o apoio”, garantiu Paulo.

Continua depois da Publicidade

Veja como irá ficar o trânsito na região

Sobre o desvio que será implantado pelo (IMMU), os veículos provenientes da zona Oeste (Desembargador João Machado) ou zona Norte (Torquato Tapajós), em direção ao Centro, podem acessar a avenida Constantino Nery, ou seguir na avenida Djalma Batista, acessando o viaduto Ayrton Senna e seguir na avenida Mário Ypiranga Monteiro.

Em relação aos veículos que trafegam na Djalma Batista, sentido Centro/bairro, em direção às zonas Centro-Sul, Norte ou Oeste, pode fazer a conversão à direita na rua Jorge Veiga (dentro do Eldorado) e seguir até a rotatória do Eldorado, realizar a conversão à esquerda e seguir na Mário Ypiranga em direção à avenida Torquato Tapajós.

O IMMU informa que os motoristas podem seguir outras rotas como opção de desvios. Quem circula no sentido bairro/Centro, oriundo das zonas Oeste e Centro-Oeste, pode seguir pela avenida Brasil, avenida Álvaro Maia ou ainda pela rua 5 de Setembro, no bairro São Raimundo.

Já os motoristas que estão na avenida Djalma Batista ou na área central podem seguir pelas avenidas Darcy Vargas, depois Efigênio Salles e seguir para as zonas Norte e Leste. Os condutores que estão na avenida Maceió podem seguir pelas avenidas Constantino Nery, avenida São Jorge ou pela Mário Ypiranga.

Uma força-tarefa foi montada para prestar todo o apoio necessário para que as sejam realizadas com rapidez. Aproximadamente 60 agentes de trânsito e fiscais de transportes estarão posicionados diariamente, para que façam os desvios e prestem orientações aos motoristas.

O transporte coletivo deve sofrer várias alterações, pois inúmeras linhas passam diretamente pela avenida que é um dos principais caminhos que liga algumas zonas de Manaus ao Centro da cidade.

Veja como vai ficar cada linha de ônibus que passa pela Djalma Batista:

As linhas 213, A402, A407, 654, no sentido bairro/Centro seguem normal pela avenida Djalma Batista, depois acessam a avenida Darcy Vargas, avenida Constantino Nery, e seguem normalmente o itinerário. A linha 652 segue normal até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Pedro Teixeira, avenida Constantino Nery e segue normalmente o restante do itinerário.

As linhas 675, 678 vão seguir normalmente do bairro até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Jacira Reis, rua Rita Gama Barros, avenida Pedro Teixeira e retorna normalmente para o itinerário da linha.

As linhas, que vão em direção ao Centro, 010, 203,205, 207, 209, 213, 214, 223, 227, 515, 350, 357,440, 443, 452, vão seguir normal até avenida Mário Ypiranga, depois irão acessar a rua Dona Balbina Cordeiro (dentro do Eldorado), avenida Djalma Batista e segue normalmente o itinerário.

As linhas 203, 205,207, 209,212, 217, 515, 350, 357, 440, 443,452, vão seguir até avenida Djalma Batista, rua Jorge Veiga, avenida Mario Ypiranga, e seguirão para o bairro no itinerário normal.

As linhas 010, 207, 214, 215, 225, 227, no sentido bairro/Centro, seguem normal até a avenida Djalma Batista, avenida Darcy Vargas, avenida Constantino Nery, e depois seguem para o Centro normalmente.

As linhas 118 e 540 vão seguir normal até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto da Costa, avenida Constantino Nery e seguem o itinerário normal das linhas.