A Corrida e Caminhada Avançando pela Paz chegou a Manicoré, município localizado às margens do Rio Madeira (a 335 quilômetros de Manaus). Na manhã deste sábado, mais de 100 pessoas reuniram-se para encarar os 5km propostos pelos organizadores. O evento, que tem caráter competitivo, mas também cumpre um papel social e espiritual, ocorre simultaneamente em outros sete municípios, entre eles Coari, Tabatinga e Autazes e Manaus.
Continua depois da Publicidade
“É muito importante ter iniciativas como essa em um município como o nosso. Manicoré cresceu, tem mais de 60 mil habitantes e a gente precisa de eventos como esse, tanto pra incentivar a prática esportiva, como também incentivar a responsabilidade social, pois em cada inscrição foi arrecadado um quilo de alimento não perecível, que será doado para famílias necessitadas e isso é o mais importante: incentivar o esporte, mas também incentivar a generosidade”, afirmou o coordenador local do evento, Misael Souza.
A Igreja Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM) é a realizadora da Corrida, que tem como idealizador o pastor e deputado estadual Dan Câmara. Para a pastora Ana Léa Souza, coordenadora geral da IEADAM em Manicoré, o ganho real desse evento vai além de medalhas e premiações.
Continua depois da Publicidade
“Esse é um evento que traz uma comunhão entre os membros da igreja, com outras denominações e com a população em geral, que é tudo de bom, pois quanto mais esporte praticarmos, mais o corpo agradece. Estamos muito felizes, pela inciativa do pastor Dan, e esperamos as próximas edições”, comemorou a pastora Léa.
Continua depois da Publicidade
Esta primeira edição da Corrida e Caminhada Avançando pela Paz contou com a presença de autoridades, como o vice-prefeito do município, Paulo Sérgio, que concluiu o percurso proposto. “Queremos parabenizar o deputado Dan Câmara e a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pela iniciativa, a nível local o Misael que conduziu o evento e nós, da Prefeitura de Manicoré, entendemos a importância da saúde preventiva, envolvendo várias faixas etárias, incluindo a melhor idade”, afirmou o vice-prefeito.
Ganhou destaque a presença da equipe dos “Hidrosos”, composto por cerca de 20 homens e mulheres da melhor idade que deram exemplo de vigor e alegria durante a prova. O coordenador físico do evento, o Prof. Me. de Educação Física da Univesidade Estadual do Amazonas (UEA-Manicoré), Hector Colares, destacou a importância de eventos como este.
“Normalmente essas pessoas passam muito tempo em casa. E eu consigo tirar eles de casa, pra vir socializar, pra vir desenvolver alguns hormônios da felicidade, da concentração, então eu consigo trabalhar a mente, o corpo deles e a saúde como um todo. Além disso, essa parte de trazer a comunidade pra dentro de um evento da igreja eu consigo trabalhar até outros contextos e ganhar algumas almas pra Cristo”, considerou o mestre, que também levou uma equipe de alunos da UEA para auxiliar nos momentos de aquecimento e coordenação geral de percurso.
Na categoria masculina, Lucas Rego Vieira ficou em 1º lugar, com um tempo de 19min50seg. Em segundo, Pablo de Oliveira marcou o tempo de 19min54seg e concluindo o pódio, Raimundo Nonato, cumprindo o percurso em 20min03seg.
Entre as mulheres, Denize da Costa Garcia foi a grande campeã, com 31min36seg, seguida de Valdiva Santos, com 32min34seg e Midiã Campos de Oliveira.
Sobre os Hidrosos
O grupo Hidrosos se refere ao meu grupo de hidroginástica para terceira idade. É um projeto social, coordenado pelo Prof. Me. Hector Colares, que já tem um ano e meio de existência que oferece atividades físicas e culturais para os idosos de Manicoré.
“É um projeto social que não tem a necessidade de realizar cadastro. Nós realizamos nossas atividades em parceria com a AABB da cidade, que oferece o espaço para as atividades de hidro e também quando fazemos nossos cafés da manhã e nossos festivais, como o Festival de Ginástica e de Lutas, meus alunos fizeram várias apresentações para os nossos idosos e suas famílias”, afirmou Hector, destacando que o projeto acontece toda terça e quinta de 6h às 7h.