Nesta sexta-feira (13), o Nacional Futebol Clube completa 110 anos de fundação. Conhecido como o “leão da Vila Municipal”, o tradicional clube “alviceleste” de Manaus, desde 1913 vem acumulando títulos em uma trajetória vencedora, sendo o detentor do maior número de campeonatos amazonense, com 43 conquistas. O clube é considerado o 3º maior da região norte e o maior em torcida do estado do Amazonas.
Continua depois da Publicidade
Dos títulos conquistados pelo “Naça”, o destaque fica pelo título “internacional da Copa do Rei Hassan” conquistado no Marrocos durante uma excursão do time na África em 1984. O time foi o primeiro da região Norte a fazer excursão fora da América Latina.
Além do título, o Leão também foi vencedor do Torneio do Pacto Amazônico, realizado em Manaus, que contou com a participação de clubes de países da Amazônia Internacional, como Milionários (Colômbia), Sporting Cristal e Alianza Lima (Peru), além de equipes brasileiras como Tuna Luso (PA) e Fast Clube (AM), valorizando ainda mais o título.
Continua depois da Publicidade
Dos feitos históricos desse grande clube amazonense, o Nacional foi o primeiro clube do Amazonas a jogar no Maracanã, no Rio de Janeiro, ao participar do Campeonato Centro-sul/Norte-Nordeste, e ainda sendo o campeão da competição, onde venceu a final contra o Grêmio Maringá (PR) em 24 de agosto de 1969 pelo placar de 1 x 0, com o gol da partida marcado pelo atacante “Pepeta”.
Na comemoração de 110 anos da agremiação, o clube fará uma cerimônia na sede, localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, onde irá apresentar à torcida o novo uniforme da temporada 2023/2024.
Continua depois da Publicidade
Para a temporada de 2023, o clube investiu ainda em 2022, quando anunciou a chegada do técnico Welington Fajardo, ex-Manaus Futebol Clube, e a contratação de jogadores conhecidos no Amazonas, como o goleiro Jonathan.
O primeiro compromisso do clube no Campeonato Amazonense 2023 (o Barezão) será contra o seu “arquirrival Rio Negro”, já na primeira rodada. O clássico Rio-Nal está marcada para o dia 28 de janeiro, porém o horário e o local ainda não foram definidos.