A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve, em 2023, 143 projetos científicos aprovados no Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que incentiva ações de iniciação científica nas escolas públicas em todo o estado. O resultado dos projetos foi divulgado na página do órgão. Nesta edição foram enviadas 1.004 propostas de professores da educação básica da capital.

Fotos – Matheus Perdiz / Arquivo Semed
Na rede municipal de educação, em 15 anos de participação no PCE, esta edição foi a que teve o maior número de projetos aprovados, com turmas de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para o gerente da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), Austonio dos Santos, esse número só é possível pelo interesse dos professores e apoio que as unidades de educação recebem do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária de Educação, professora Dulce Almeida.
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“O prefeito David e a secretária Dulce apoiam plenamente todos os professores e alunos que participam do Programa Ciência na Escola. Esse suporte começa a partir da firmação da parceria com a Fapeam que é feita todo ano. Essa parceria é firmada antes mesmo do lançamento do edital, onde os professores são incentivados a escreverem seus projetos no PCE. Com a divulgação do resultado os professores que têm seus projetos aprovados recebem orientação da equipe da GTE, assim como os alunos”, comentou Austonio.

Fotos – Matheus Perdiz / Arquivo Semed
Os professores coordenadores recebem uma bolsa no valor de R$ 700, durante seis meses, e os alunos uma bolsa de R$ 200, durante cinco meses. Os estudantes receberão orientações e assessoramentos técnico-pedagógicos da equipe PCE dos professores da GTE, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).
De acordo com o coordenador Institucional PCE Semed, Rosivaldo Moreira, a cada ano o número de professores que submetem projetos só aumenta. “Ao longo dos anos, a procura dos professores para submeter programas científicos na Fapeam só vem aumentando e assim incentivando os alunos na iniciação científica e alfabetização científica e isso é muito importante para o ensino de qualidade. Não são beneficiados só as equipes que participam do programa, mas toda escola, pois no final ocorre a socialização de conhecimentos na unidade”, explicou Rosivaldo.
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Fotos – Matheus Perdiz / Arquivo Semed
Os projetos estão divididos nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed, com a participação de várias escolas, com temas variados como: Inteligência Artificial, Meio Ambiente, Empreendedorismo aos Estudos da língua indígena. As unidades de ensino da DDZ Rural, pelo terceiro ano seguido, têm o maior número de projetos aprovados.

Fotos – Matheus Perdiz / Arquivo Semed
“Este ano tivemos 44 projetos aprovados e isso se deve à temática dos trabalhos que os professores desenvolvem para mudar a realidade dos alunos da zona rural, onde o incentivo financeiro é muito importante para eles. Nossa equipe também trabalha diretamente com os professores por meio de oficinas e com isso alcançamos um bom resultado. Além disso, incentivamos os nossos alunos para fazer pesquisas que buscam conhecimento de forma científica e conhecimento empírico”, completou a chefe da DDZ Rural, Rosa Denize.
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