Entre os dias 18 e 21 de setembro, estará acontecendo no Centro de Treinamento Maromba, localizado no bairro Chapada, a 50ª Edição da Assembleia dos Bispos do Regional Norte 1 (AM/RR). Para explicar mais detalhes sobre o evento, a Arquidiocese de Manaus organizou uma coletiva de imprensa contando com a participação de religiosos e leigos.
Continua depois da Publicidade
Para compor a mesa foram chamados o Arcebispo de Manaus e Presidente do Regional Norte 1, Cardeal Leonardo Steiner; o bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Damian; a Secretária Executiva do Regional, Irmã Rose Bertoldo, e a Coordenadora dos Catequistas Indígenas da Raposa Serra do Sol da Diocese de Roraima, Deolinda Silva, da etnia Macuxi.
De acordo com o Cardeal, a 50° edição da assembleia é para fazer memória do que foi vivido pelos bispos do regional norte 1, traçar a profecia e a esperança de um futuro com mais presença da igreja, mais participação e mais evangelização do Povo de Deus que vive nas regiões da Amazônia.
A presença das mulheres e a representatividade indígena foi um dos marcos em toda essa caminhada de cinco décadas, conforme destacou, a coordenadora dos Catequistas Indígenas da Raposa Serra do Sol da Diocese de Roraima, Deolinda Silva, ao lembrar também da luta dos povos indígenas pelos direitos, especialmente a situação do Marco Temporal, que envolve a demarcação de Terras Indígenas.