Uma explosão em um silo de secagem de grãos de uma cooperativa agroindustrial em Palotina, oeste do Paraná aconteceu, na tarde dessa quarta-feira (26), deixando oito mortos e 10 pessoas feridas. Nove dos acidentados estão em estado grave.
Continua depois da Publicidade
Segundo a secretaria de Estado de Saúde do Paraná, os sobreviventes que ficaram feridos foram levados para o hospital da região, no entanto, até o momento não há informações sobre o que causou as explosões.
A empresa C.Vale, que é dona do silo, informou através de uma nota que está colaborando com as forças de segurança para solucionar as causas do acidente e também no auxílio às vítimas.
A cooperativa é considerada a 2º maior do estado do Paraná, sendo considerada a 5º maior no ramo de agronegócios na região sul do Brasil, possuindo atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e até no Paraguai.
Continua depois da Publicidade
O Corpo de Bombeiros informou que as buscas irão continuar durante a madrugada, mesmo com equipe reduzida. Segundo o Capitão Rodrigues do Corpo de Bombeiro, uma parte das vítimas estavam em um túnel que interliga os armazéns do silo no momento das explosões.
“Provavelmente elas foram atingidas pela onda de choque que se propaga no momento da explosão e acabaram morrendo […] Um dos corpos estava à frente do armazém, onde era realizado o serviço, e outra vítima estava atrás”, afirmou o Capitão.
Continua depois da Publicidade
Por meio de Nota, a Secretaria de Estado de Saúde comunicou que está auxiliando a prefeitura de Palotina a fazer as transferências dos pacientes feridos. Há relatos de pessoas que moram a 1 km da empresa C.Vale, assim como, de pessoas que moram a 8 quilômetros da cooperativa, que sentiram os impactos das explosões.
No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.