DEPOIMENTO PF

Bolsonaro presta esclarecimentos nesta terça-feira (16) à PF sobre cartão de vacina

PF questiona se o ex-presidente tinha conhecimento ou deliberou a manipulação de dados nos cartões de vacina dele e de sua família.


Desde a sua volta ao Brasil, no dia 30 de março, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nessa terça-feira (16) compareceu pela 3ª vez na sede da Polícia Federal em Brasília. Bolsonaro deve explicar aos agentes da PF sobre as supostas fraudes em seu cartão de vacina e da sua família, contra a Covid-19. O testemunho estava marcado para às 14h (horário de Brasília), porém o ex-chefe de estado chegou ao local meia hora antes.

Imagem: Metropole

Anteriormente o ex-presidente prestou depoimento na sede da PF no caso das joias trasladas do Oriente ao Brasil, e após operação da PF, no dia 3 de maio que apreendeu seu celular pessoal e prendeu seu ex-ajudante de ordem, Tenente-coronel Cid. Entretanto, Bolsonaro não registrou seu depoimento nesse dia, pois alegou que sua defesa precisava ter acesso aos autos da investigação antes da oitiva. Devido à negativa, seu depoimento foi remarcado para essa terça-feira (16).

Continua depois da Publicidade

O assunto que será questionado pela PF, corresponde se o ex-presidente tinha conhecimento ou deliberou a manipulação de dados nos cartões de vacina dele e de sua família, além da manipulação dos cartões de seu ex-ajudante de ordem e seus respectivos familiares. Bolsonaro nega veementemente que não tomou a vacina e que tenha delimitado ordem para que seus subordinados confeccionassem os supostos documentos adulterados.

Operação Venire

Durante uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) há duas semanas, foram presos quatro pessoas ligadas ao ex-presidente Bolsonaro, suspeitos de realizarem um esquema de inserção de dados falsos sobre a vacinação contra Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde (sistemas SI-PNI e RNDS). Um dos principais suspeitos apontados pela PF é o ex-ajudante de ordem de Bolsonaro, Tenente-coronel do Exército, Mauro Cid.

Continua depois da Publicidade