OPINIÕES DIVIDIDAS

Comercial que celebra 70 anos da Volkswagen no Brasil traz Elis Regina através de uma IA

O jornalista leão lobo ficou muito comovido com a iniciativa da campanha


A cantora e compositora Elis Regina, falecida no ano de 1982, teve seu rosto e sua voz recriadas por meio de uma Inteligência artificial (IA) em um comercial para a TV da montadora de carros Volkswagen lançado no último dia (03). A peça comercial celebra os 70 anos da empresa no Brasil, no vídeo ela canta a canção “Como Nossos Pais” (Letra de Belchior). Mas o que era para ser uma homenagem, acabou sendo tema de debate e questionamentos entre os fãs.

Imagem: Divulgação VW

O comercial dividiu opiniões ao recriar a imagem da cantora que faleceu em decorrência de uma parada cardíaca ao lado de sua filha, Maria Rita, que seguiu os passos da mãe como cantora profissional. O jornalista leão lobo ficou muito comovido com a iniciativa da campanha, pois pôde ver o amor entre mãe e filha cantando juntas pela primeira vez, através da tecnologia.

Continua depois da Publicidade

Mesmo com a grande repercussão do comercial surgiram também as críticas, pois a cantora fazia (na época) duros questionamentos ao regime militar do Brasil, quando a montadora alemã foi instalada, e que também prestou seu apoio ao regime governamental.

O comercial entra para a história da propaganda brasileira por ser produzido por uma inteligência artificial, contando com a ajuda de uma atriz que faz a duble da artista, contracenando com Maria Rita (filha de Elis).  A tecnologia da IA aplicada no rosto da duble, projetou via reconhecimento facial o rosto de Elis Regina.

Na produção Maria Rita dirige a nova Kombi ID.Buzz e Elis dirigindo a clássica Kombi na mesma estrada, o comercial foi dirigido pelo publicitário Dulcídio Caldeira, e a produção foi da Boiler Filmes, e áudio da empresa Raw.

Continua depois da Publicidade