Um prédio, interditado em 2010 e ocupado irregularmente a partir de 2012, desabou na manhã desta sexta-feira (17/06), no município de Paulista, na região metropolitana de Recife, no estado de Pernambuco. Até o momento, são contabilizadas 19 vítimas, as quais duas foram resgatadas e encaminhadas para atendimento médico, uma teve seu óbito confirmado e 16 (incluindo crianças) seguem soterradas, aguardando resgate.
Continua depois da Publicidade
De acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas das vítimas que estão soterradas se comunicam com a equipe via mensagens de celular. “É um trabalho que a gente conta com o auxílio dos cães, que já indicaram onde a gente tem essas possíveis vítimas. As vítimas que estão responsivas foi mais fácil, porque com nosso estímulo, elas nos responderam. Estamos mantendo essas frentes de trabalho, mas é um trabalho que tem que ser feito com calma, com cautela, porque são pessoas que estão sob escombros e a gente obviamente está com a intenção de tirá-las com vida local”, disse.
Segundo informações, o prédio possui térreo e mais três andares, os quais comportam quatro apartamentos cada. De acordo com a prefeitura de Paulista, uma nova vistoria aconteceu no local em 2018, confirmando a interdição e reforçando a necessidade de evacuação. Entretanto, as famílias decidiram continuar no local.
Continua depois da Publicidade
No momento, 50 bombeiros e 40 voluntários, além de cães farejadores atuam no resgate das vítimas. O Portal N1 segue na apuração deste desastre e, o quanto antes, traz atualizações ao longo do dia.