Grupo de Governadores

Governador do Pará toma posse no Consórcio Amazônia com promessa de divulgar a região e incentivar a economia sustentável

Participaram também do evento, o ministro das Cidades, Jader Filho, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), além de representantes internacionais, prefeitos, deputados e vereadores.


O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), tomou posse nessa quarta-feira (4), em Brasília (DF), como o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. O político foi eleito por unanimidade no dia 19 de dezembro do ano passado, entre os nove governadores dos estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Barbalho tem agora a missão de transformar a Amazônia brasileira em uma região competitiva, integrada e sustentável.

Continua depois da Publicidade

Participaram também do evento, o ministro das Cidades, Jader Filho, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), além de representantes internacionais, prefeitos, deputados e vereadores.

Helder vai está no comando do Consórcio no ano de 2023, em substituição ao ex-governador do Amapá, Waldez Góes (PDT). Helder destacou fortalecer os estados amazônicos, valorizando pautas comuns e estratégicas entre os governos. “Objetivo é alavancar cada vez mais a nossa região para o protagonismo na compatibilidade e conciliação do desenvolvimento sustentável com o social”, declarou.

Segundo o governador do Pará, “tudo isso, para podermos fortalecer a biodiversidade e todas as oportunidades advindas da floresta em pé, com a sua oportunidade de bioeconomia, transformando floresta em commodity e, consequentemente, em um novo ativo econômico de geração de emprego e renda”, disse.

Continua depois da Publicidade

Continuando em Brasília, o governador participará de um encontro como ministro das Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira, para reafirmar o compromisso do Consórcio da Amazônia Legal de intenção de sediar uma edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP). “Estarei com o ministro para formalizar o desejo de que a Amazônia possa sediar a COP 30 em 2025”, anunciou.

Dos governadores dos 9 estados do Consócio presentes no evento, Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins, destacou que o seu estado tem papel fundamental no (CAL) para formular propostas a partir das prioridades temáticas e territoriais.

Continua depois da Publicidade

“Nosso Estado tem uma participação efetiva no Consórcio da Amazônia Legal e fazemos questão de participar de quaisquer atividades que visem favorecer o meio ambiente, sobretudo a nossa área amazônica. Daremos todo o apoio com os demais estados”, afirmou.

Já o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), destacou sua preocupação com a proteção dos povos da floresta. “Hoje todas as discussões em torno das questões ambientais passam pelo Consórcio da Amazônia, prova disso é a quantidade de representantes das embaixadas, de organismos que foram parceiros, que continuam e continuarão sendo parceiros nessa nova etapa. Esse é um espaço que a gente discute a questão do desenvolvimento regional, naturalmente, entendendo às questões ambientais, sendo uma prioridade na Amazônia na totalidade, mas sobretudo do desenvolvimento que promova condições básicas de sobrevivência para a nossa população, e disso não podemos abdicar”, destacou Wilson.