Marcelo Bonfá, ex-baterista da icônica banda Legião Urbana, emocionou os fãs ao compartilhar, nas redes sociais, um raro manuscrito de ninguém menos que o lendário vocalista da banda, Renato Russo.
Continua depois da Publicidade
O registro único, feito em papel de pão, traz reflexões do cantor sobre os primeiros shows da Legião Urbana, remontando ao início da carreira do grupo em 1982, quando Marcelo Bonfá, Renato Russo e Eduardo Paraná formaram a banda.
O manuscrito de Renato Russo conta detalhes da apresentação de estreia da Legião Urbana, que ocorreu durante o Festival Rock no Parque em Patos de Minas, no dia 5 de setembro de 1982. Marcelo Bonfá contou que Renato tinha o costume de registrar momentos marcantes vividos pela banda, e nesse texto em particular, o vocalista compartilhou planos e expectativas para o segundo show da Legião, que seria realizado em Brasília, no Distrito Federal.
Continua depois da Publicidade
Nas palavras escritas à mão, Renato expressou os princípios fundamentais da banda e a importância de abordar temas do cotidiano, como escola, festas e diferentes perspectivas do mundo. Mesmo a banda chegando ao fim com a partida de Renato em 1996, suas composições e reflexões continuam a emocionar e inspirar inúmeros fãs e admiradores ao redor do mundo, deixando um marcante legado.
Relembrando o impacto do primeiro show da Legião Urbana em Patos de Minas, o produtor Carlos Alberto Xaulim, responsável por organizar a apresentação na cidade, compartilhou curiosidades sobre o evento. O festival Rock no Parque que levou a energia do rock para um lugar historicamente associado à música caipira e sertaneja e foi palco para a estreia da banda. Inicialmente conhecida como Aborto Elétrico, a banda teve seu nome mudado para Legião Urbana a pedido de Renato Russo, o que gerou impacto no público por não está no cartaz de divulgação.
Continua depois da Publicidade
O show proporcionou momentos memoráveis, mas também causou polêmica. Após a apresentação, Renato foi detido pela polícia local devido a um discurso sobre votar em branco nas eleições, o que gerou tensões com as autoridades da época. A banda foi liberada, mas solicitada a deixar a cidade imediatamente, e somente após negociações puderam aguardar o ônibus dentro do parque. Xaulim se mostrou honrado em ter agendado esse histórico show da Legião Urbana, que deu origem à maior banda brasileira de todos os tempos.
O valioso manuscrito compartilhado por Marcelo Bonfá mostra aos fãs e admiradores uma oportunidade de adentrar nos primórdios da Legião Urbana e conhecer as visões artísticas e ideológicas de Renato Russo. Seu legado continua por gerações, mesmo após anos de sua partida, tornando a banda um símbolo da música brasileira.