O Ministério da Saúde divulgou uma nota afirmando que uma nova variante da Covid-19 (Arcturus), foi detectada no Brasil, mais precisamente no estado de São Paulo. A Cepa foi identificada em janeiro desse ano na Índia e hoje 40 países do mundo já contam com essa nova variação do vírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) esse tipo de vírus deve ter uma atenção especial devido sua disseminação rápida nas últimas semanas.
Continua depois da Publicidade
A variante provoca conjuntivite e quadros de febre alta, caracterizando sintomas diferentes dos já conhecidos por cepas passadas. Conforme os especialistas, a Covid-19/Arcturus, é classificado pela OMS, com potencial baixo para causar novas ondas de hospitalizações e mortes, além de gerar riscos de morte aos infectados.
Segundo os epidemiologistas, a nova cepa é uma variante da “Ômicron”, as atuais vacinas disponíveis, dão conta de garantir a proteção contra a variante recém-descoberta. Porém, devido à sua rápida disseminação em alguns países no mundo, como Índia e Estados Unidos, a OMS mudou, no último dia 17, o tipo de classificação de “variante de monitoramento” para “variante de interesse”.
O Ministério da Saúde afirma que, apesar da identificação da nova linhagem no Brasil, a mesma “não oferece risco à saúde pública se comparada a XBB.1.5, também conhecida como Kraken”, principal cepa em circulação no país.