APAGÃO

Vinte e cinco estados foram atingidos pela falta de energia ocasionada pelo blecaute

Em quase todo país vários estados ficaram em situação caótica


O Brasil amanheceu, nesta terça-feira (15/08) com um blackout que atingiu norte, nordeste, centro-oeste, e parte do sudeste. Ao todo, 25 estados foram atingidos com a falta de energia. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), um desligamento no eixo Norte- Sudeste do Linhão do Tucurui foi a causa do apagão que interrompeu cerca 16 mil Mega Watts (MW) afetando vários estados.

Bras’lia – As concession‡rias de gera‹o e transmiss‹o de energia tm atŽ 1¼ de novembro para assinar os requerimentos de prorroga‹o das concess›es, documento que definir‡ os preos da tarifa e os valores de indeniza‹o ˆs empresas. O prazo consta da regulamenta‹o da medida provis—ria que trata das concess›es – e da redu‹o dos encargos aplicados ao setor Ð publicada na edi‹o de hoje (17) do Di‡rio Oficial da Uni‹o.
A presidenta Dilma Rousseff anunciou na semana passada pacote de medidas para reduzir a conta de luz no pa’s a partir de 2013. De acordo com o governo, as redu›es variar‹o de 16,2% a 28% para consumidores individuais e industriais, respectivamente.
Caber‡ ˆ Agncia Nacional de Energia ElŽtrica (Aneel) a defini‹o do percentual de redu‹o da tarifa e dos valores de indeniza›es. As concession‡rias de gera‹o dever‹o apresentar garantias de que o fornecimentos de energia e de potncia das usinas hidrelŽtricas ser‹o disponibilizados para contrata‹o em regime de cotas (para diferentes tipos de consumidores, como indœstrias e individuais).
As empresas que decidirem continuar como concession‡rias ter‹o de assinar um contrato ou um termo aditivo garantindo que cumprir‹o as condi›es previstas no prazo de 30 dias, contados a partir da convoca‹o pelo governo federal. O n‹o cumprimento do prazo resultar‡ na impossibilidade de prorroga‹o da concess‹o Òa qualquer tempoÓ.
Edi‹o: Carolina Pimentel

Em Manaus, semáforos desligados, cirurgias canceladas nos hospitais, serviços públicos adiados, postos de gasolinas fechados, aulas das escolas suspensas, comerciantes amargando prejuízos com a perca de produtos que precisam da energia elétrica para serem conservados ou produzidos são apenas algumas consequências da falta de energia em virtude ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional.

Continua depois da Publicidade

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.  A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente com a criação de um grupo de trabalho para apurar as causas do blecaute.

De acordo com o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, o blecaute foi de grande porte que só excluiu a região sul do país. Feitosa afirmou que o ministro Alexandre Silveira, mesmo em viagem ao exterior com o presidente Lula, “já tomou conhecimento do fato e está tomando as devidas providências” sobre o assunto.

Continua depois da Publicidade

Manaus afetada

Manaus e mais cinco cidades do Amazonas (Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara) ficaram sem energia elétrica, devido ao apagão que ocorreu às 7h32, após blecaute no sistema da capital, segundo a Amazonas Energia houve um desligamento “intempestivo do Linhão de Tucurui”.

Continua depois da Publicidade

De acordo com a empresa, o desligamento causou blecaute no sistema de Manaus e Interligados. “No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS”, disse a empresa, em nota.

Foto: Agência Brasil