Mudança no Congresso

Marcelo Ramos é deposto da vice-presidência da Câmara Federal

Em suas redes sociais, Marcelo Ramos reclamou de Lira e Bolsonaro, a quem atribuiu a pressão para a decisão de sua destituição do cargo.


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), publicou nesta segunda-feira (23) um ato que destituiu o vice-presidente da Casa, Deputado Marcelo Ramos (PSD-AM). O ato da mesa foi publicado após decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, que revogou uma decisão liminar (emitida por ele mesmo) que mantinha Ramos no cargo.

Continua depois da Publicidade

O ato se justifica pela mudança de partido por parte de Ramos, que deixou o PL após a confirmação da filiação do presidente Jair Bolsonaro à sigla. O regimento da casa prevê, em um dos seus artigos, que “em caso de mudança de legenda partidária, o membro da mesa perderá automaticamente o cargo que ocupa”.

A mudança da decisão de Moraes acata um pedido da própria mesa diretora, que solicitou o “reconhecimento da competência privativa” da casa sobre o assunto.

Em suas redes sociais, Marcelo Ramos atribuiu o ato ao presidente Jair Bolsonaro, que tem é desafeto. “Pressão do PL, não. Pressão do Presidente da República que deu uma ordem ao Presidente da Câmara por uma live”, afirmou, continuando o ataque indireto ao colega Lira. “Fui eleito pelo voto de 396 deputados e deputadas e destituído por 1 e atendendo a uma ordem do Presidente da República.

Continua depois da Publicidade

Juntamente com Ramos, também foram destituídas do cargo a 2ª secretária da mesa, a deputada Marília Arraes, que trocou o PT pelo Solidariedade, e a 3ª Secretária, a deputada Rose Modesto, que deixou o PSDB e se filiou ao União Brasil.

Uma nova eleição definirá, na próxima quarta-feira (25), os novos ocupantes da mesa diretora.

Continua depois da Publicidade