Nesta quinta-feira (29), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou os seus representantes no Congresso Nacional: o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); o deputado José Guimarães (PT-CE); e o senador Jaques Wagner (PT-BA) serão os líderes no Congresso, Câmara e Senado, respectivamente.
Continua depois da Publicidade
Os líderes do governo são responsáveis por articular a votação de projetos de interesse do Executivo. Formado em história, Randolfe Rodrigues foi deputado estadual do Amapá entre 1999 e 2006. É senador desde 2010, com mandato até 2026. Em 2021, foi vice-presidente da CPI da Covid no Senado.
Vice-presidente nacional do PT, José Guimarães é deputado federal há quatro mandatos consecutivos (2007-2022). Em 2022, Guimarães coordenou o Grupo de Trabalho Eleitoral do PT. Na campanha de Lula ao Planalto, foi integrante da coordenação política.
Continua depois da Publicidade
Um fato na trajetória do deputado José Guimarães que ficou conhecido é o “caso dos dólares na cueca”, que aconteceu no dia 8 de julho de 2005, em que um assessor dele, José Adalberto Vieira, foi preso no embarque do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com US$ 100 mil escondidos na cueca e mais R$ 209 mil em uma mala de mão.
O episódio ocorreu em meio aos desdobramentos do escândalo do mensalão, e precipitou o afastamento do então deputado José Genoíno da presidência do PT.
Continua depois da Publicidade
Irmão de Guimarães, Genoíno era alvo de investigação da CPI dos Correios e cogitava deixar o comando do partido. Ele acabou renunciando ao cargo dois dias depois da prisão do assessor parlamentar de seu irmão, que na época era deputado estadual e presidente do PT no Ceará.
O caso foi parar na Justiça Federal do Ceará depois que o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, declarou a incompetência da Corte para processar e julgar a ação. Após 16 anos, a Justiça Federal encerrou o processo contra José Guimarães.
Jaques Vagner tem 71 anos e é mais um membro fundador do PT na lista. O político foi o primeiro ministro do Trabalho e Emprego de Lula, ficando no cargo por pouco mais de um ano. Também foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais de Lula, entre 2005 e 2006, e ministro da Defesa de Dilma em 2015.