No dia 7 de setembro as Pastorais Sociais da Arquidiocese de Manaus realizarão um evento chamado ‘Grito dos Excluídos e Excluídas’, que este ano chega a sua 29ª edição trazendo como tema: Vida em primeiro lugar e lema: Você tem fome e sede de quê? Para explicar toda a programação e objetivo do evento, a Arquidiocese de Manaus realizou na manhã desta quinta-feira (31/08) uma coletiva de imprensa que contou com a presença do bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros; Pe. José Alcimar, vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana e Assessor das Pastorais; Guadalupe Peres, coordenadora das pastorais sociais e Irmã Santina Perin, da Rede um Grito Pela Vida, que trata dos casos de exploração sexual entre outros.
Continua depois da Publicidade
O evento todos anos acontece no 5 de setembro, mas este ano acontecerá no dia 7 em virtude da mudança da data do feriado. A concentração começa por volta das 15h, em frente ao Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, localizado à Rua Tupinambá, nº 119, bairro Cidade Nova, onde às 16h será realizada a Missa Pela Amazônia, presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus. Após a celebração, todos os participantes farão uma caminhada até o Memorial do Cruzeiro, dando seu grito e seu manifesto sobre os desafios sociais enfrentados no Brasil.
“No decorrer do trajeto muitas temáticas serão discutidas e reivindicadas pelas pastorais sociais, como: desemprego, segurança, educação, saúde, desmatamento, políticas públicas, além de vários “gritos” por justiça, ética e verdade, em prol de uma sociedade mais humana, fraterna e cristã”, comentou Dom Tadeu Canavarros. O evento é apartidário e não é voltado exclusivamente para igreja católica e sim para todos os cristãos que lutam por seus direitos e que buscam por uma construção coletiva do País em todas as instâncias da sociedade civil.
Continua depois da Publicidade
Mais sobre o Grito
O Grito dos Excluídos foi criado em 1995 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é uma atividade promovida pela Igreja Católica em parceria com as Pastorais Sociais e Organismos Civis. Acontece anualmente no mês de setembro e traz como tema central: Vida em Primeiro lugar e o lema sempre dialoga com o tema da Campanha da Fraternidade (CF).
Continua depois da Publicidade
Fotos: Assessoria de Comunicação