TECNOLOGIA

Inteligência artificial é capaz de escrever artigos, roteiros e músicas através de conversas complexas com os usuários

Para desenvolver uma conversa e responder diversas perguntas, a (IA) utiliza uma vasta quantidade de fontes de dados e textos e espera do usuário a confirmação de que fez o trabalho correto.


Um robô inteligente criado pela empresa Open AI (laboratório americano de pesquisas em inteligência artificial – IA) preparado para conversas complexas com os usuários, também consegue contar piadas, responder dúvidas gerais e dar conselhos sobre a vida humana. A onda de Inteligências Artificiais (IA) capazes de criarem imagens, retratos e imaginações artísticas promete obter respostas complexas através de apenas um comando.

Continua depois da Publicidade

O novo experimento tem permitido fazer perguntas e obter respostas complexas apenas com um comando de texto – quase como uma “Alexa” que responde em texto. Com o nome de ChatGPT, o chatbot com IA é um aplicativo de “Aprendizado por Reforço com Feedback Humano”, desenvolvida pela empresa que já teve apoio do bilionário Elon Musk, também responsável pelo gerador de arte AI Dall-E.

Para desenvolver uma conversa e responder diversas perguntas, a (IA) utiliza uma vasta quantidade de fontes de dados e textos e espera do usuário a confirmação de que fez o trabalho correto. Utilizando métodos tradicionais de buscas semelhantes ao Google, o ChatGPT precisa que a interação seja em forma de bate-papo.

Ao criarem a (IA), o objetivo, segundo seus criadores, é o de reproduzir cada vez mais os modelos de interação humana. Os resultados das pesquisas são respostas concisas e adaptadas ao interesse de cada usuário. Portanto, quanto mais interação com humanos, mais o sistema deve saber e trazer respostas que fazem sentido. Por isso, a página do ChatGPT incentiva o diálogo entre humanos e a máquina.

Continua depois da Publicidade

Conforme a OpenAI, para criar a (IA), foi necessário treinar “um modelo inicial usando um ajuste fino supervisionado”, em outras palavras, foram treinadores humanos de inteligência artificial que ensinaram o ChatGPT para desenvolver as conversas.

Além da interação com as pessoas, o sistema consegue criar músicas, roteiros, artigos e até poemas. Nas redes sociais, têm viralizado casos de usuários que testaram o potencial de criação da ferramenta, como a possibilidade de criar uma “peça para piano no estilo de Mozart”.

Continua depois da Publicidade

Entretanto, a própria OpenAI admite que o sistema ainda pode ser impreciso em relação às informações que traz. Outro problema analisado no ChatGPT é a confiabilidade: ele não revela a fonte de onde veio a informação e, por vezes, acaba misturando ficção com a realidade.

A inteligência artificial também tema capacidade de criar redações com os últimos temas do Enem, por exemplo. Logo vale arriscar qualquer pedido e ir sugerindo modificações. Porém, é preciso tentar um texto simples para postar nas redes sociais ou um pequeno código de programação.