Opinião
Érico Pena

SÉRIE DO MOMENTO

SENNA: Nostalgia, heroísmo e polêmica

Uma minissérie emocionante sobre a vida do piloto brasileiro Ayrton Senna, que conquistou o Top 10 no Brasil e em vários países do mundo


Uma das séries mais aguardadas estreou recentemente na plataforma Netflix e rapidamente ganhou o Top 10 da gigante dos streamings. Estamos falando de “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que dá vida a um dos maiores “heróis” do esporte brasileiro, o piloto Ayrton Senna da Silva que, entre os anos de 1988 e 1994 fez a alegria dos telespectadores que se emocionam a cada corrida que ele participava e a cada vitória que ele conquistava.

Foto: divulgação

E é exatamente isso e muito mais que a minissérie tenta mostrar em seus seis episódios de aproximadamente 50 minutos cada, trazendo um pouco da nostalgia e memória afetiva dos fãs mais antigos, ao mesmo tempo que busca conquistar uma nova geração que nem era nascida ainda quando ele estava no auge. “Senna” é sem dúvidas uma produção muito bem feita, mas que não escapou de algumas críticas negativas e também por polêmicas, ainda mais quando foca mais no lado pessoal e não profissional do corredor.

Continua depois da Publicidade

De acordo com estimativas, a produção custou aproximadamente 200 milhões de reais, algo que nunca antes uma produção nacional tinha realizado. Vale a pena lembrar que, apesar de ser uma produção baseada na vida de Senna, não deixa de ser uma obra de ficção e não pode ser confundida com uma obra jornalística preocupada em registrar fatos com objetividade, por isso que muitos fatos e histórias reais são resolvidas de maneira breve para dar mais fluidez, rapidez e agilidade à narrativa.

Senna foi gravada no Brasil, Reino Unido, Argentina e Uruguai. Foram mais de 231 atores e 14mil figurantes envolvidos, sem falar que durante as filmagens, 22 carros de corrida da época foram reconstruídos de forma idêntica e outros 80 foram criados digitalmente num glorioso trabalho dos efeitos visuais que estão ótimos por sinal, especialmente nas cenas de corrida que conseguem transportar o público para dentro do carro junto com os pilotos.

Tudo isso aliado a uma edição que mistura imagens reais, que foram transmitidas na época pela TV, com as da série com o intuito de transportar o público para dentro daquele momento na pista e sentir na pele a alegria que era cada vitória conquista, na hora, é até difícil segurar a emoção quando vem o tão famoso tema da vitória, que tocava todo vez que Senna conquistava o lugar mais alto do pódio.

Continua depois da Publicidade

Foto: Divulgação

Independente de algumas polêmicas que a série recebeu, principalmente com relação aos seus relacionamentos amorosos, Senna é uma minissérie que vale a pena conferir, mesmo todos sabendo a maneira triste como ela vai terminar, retratando a morte não só de um ídolo, mas também de um grande talento do automobilismo mundial, onde a única coisa maior que a sua determinação nas pistas para vencer era o seu amor pelo Brasil e pelos brasileiros.