CULTURA E ARTE

Cobras gigantes tomam conta da fachada do Teatro Amazonas

A obra denominada ‘Entidades’, recebe visitação gratuita no espaço até o dia 12 de agosto


Desde a última quarta-feira (02/08), o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, ganhou arte contemporânea com duas cobras gigantes infláveis, com 17 metros de comprimento por 1,5 metros de largura, cada uma, instaladas em sua fachada.

Continua depois da Publicidade

A instalação urbana intitulada “Entidades” leva a assinatura do artista roraimense e ativista indígena Jaider Esbell, falecido em 2021. Com a obra, o artista buscou dar destaque à “Cobra Grande”. A iniciativa faz parte do Circuito Urbano de Arte (Cura), um projeto criado em Minas Gerais, que chega ao Norte do País e recebe o nome de Cura Amazônia.

De acordo com o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o projeto ressalta ainda mais a beleza do Teatro Amazonas, valorizando a arte indígena, além de dar destaque aos trabalhos de artistas da região amazônica.

“O alcance internacional do Cura Amazônia mostra o destaque e a importância da cultura indígena. Manaus ser cenário para estas intervenções é mais uma oportunidade de enfatizarmos a importância dessa arte”, destaca Marcos Apolo.

Continua depois da Publicidade

De acordo com a diretora artística do projeto, Janaína Macruz, além das intervenções urbanas, o projeto conta com uma programação presencial, com rodas de conversas e shows, que acontecem entre os dias 10 e 12 de agosto no Largo de São Sebastião e no Casarão de Ideias.

Continua depois da Publicidade

“É uma honra estar em Manaus pela primeira vez com esse projeto, que há algumas edições já retrata a Amazônia e suas belezas. O Cura é um festival internacional, um dos maiores da América Latina, com protagonismo feminino”, conta Janaína, que é uma das idealizadoras do evento.

Fotos: Érico Pena