As exportações goianas tiveram um aumento de 42% em relação a junho do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), na última segunda-feira (07). A soja lidera o ranking dos produtos goianos mais exportados.
Continua depois da Publicidade
Através da análise da balança comercial goiana alusiva ao mês de junho desse ano, o estado de Goiás permanece na 8ª posição no ranking nacional de estados exportadores. O Estado representa hoje 4,3% do total de exportações brasileiras.
As exportações brasileiras no mês de junho desse ano aumentaram 15% em comparação a junho de 2021 e as importações tiveram uma elevação de 34% em relação ao mesmo período do ano passado.
O saldo da balança comercial brasileira nesse mês foi de superávit, porém menor 16% em comparação a junho de 2021. O saldo comercial goiano em junho foi de superávit, com acréscimo de 25% com relação a junho de 2021.
Continua depois da Publicidade
Os principais produtos exportados por Goiás foram: soja, mesmo triturada, exceto para semeadura; carnes desossadas de bovino congeladas; farinhas e pallets, da extração de óleo de soja.
As importações goianas representaram 2,5% do total do país, mantendo o 13º lugar nos estados importadores, os principais produtos importados foram: diidrogeno-ortofosfato de amônio, cloreto de potássio, entre outros produtos imunológicos, apresentados em doses ou acondicionados para a venda e a retalho.
Continua depois da Publicidade