A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (17), uma redução de 8,1% no preço do gás natural, a partir do dia 1º de maio. A mudança anunciada pela estatal faz parte da atualização trimestral prevista em contrato com as distribuidoras.
Continua depois da Publicidade
Segundo a empresa estatal, a queda é resultado de oscilações do preço do petróleo do tipo “Brent” e da taxa de câmbio. O preço do petróleo registrou uma queda de 8,7% enquanto o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%. O valor da parcela relacionada ao transporte do gás é atualizado anualmente no mês de maio, sendo vinculada à variação do IGP-M, que deve sofrer uma alteração de 0,2% a partir de 1º de maio.
Com a atualização, o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras, o resultado do acúmulo do preço deve ter uma redução de 19% no ano. A Petrobras também alertou que o preço final do gás natural para os consumidores não é determinado apenas pelo preço de venda da estatal, mas também pelas distribuidoras e pelos impostos federais e estaduais.
A estatal também afirma que as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras dos Estados, seguindo regulações específicas. Finalizando, a companhia ressaltou que atualização não afeta o preço do gás de cozinha (GLP).