Candidatura Tucana

Eduardo Leite reconsidera reeleição e disputará governo do Rio Grande do Sul

“Só me candidato à reeleição porque renunciei ao mandato”, afirma Leite.


O ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (13) que vai concorrer ao governo do estado nestas eleições em outubro. Leite renunciou ao cargo para disputar a presidência da república pelo partido tucano, o que não se concretizou. Agora, ele deve disputar as eleições gaúchas, mesmo sendo contra a reeleição, afirmando “só me candidato à reeleição porque renunciei ao mandato”.

Continua depois da Publicidade

Apesar de legal e constitucional, Eduardo Leite sempre criticou a reeleição pelo uso do cargo no exercício da candidatura, desviando a atenção, que se deve ter no governo, com uma candidatura.

“Isso acaba muitas vezes comprometendo o governo, o contaminando em torno de uma candidatura. Por isso só me apresento ao povo gaúcho novamente porque renunciei ao mandato, ao poder, à caneta. Renunciei a toda estrutura que está em torno de um governante”, afirmou o tucano, acrescentando que será um candidato a governador e não um governado candidato.

“Tive convite para me filiar a outro partido político. Me apresentaram oportunidades para uma candidatura. Mas eu não estou na política para ser candidato, para atender uma vaidade pessoal. Não entraria nesse processo eleitoral para dispersar energia, para dispersar o foco em tantas candidaturas em uma eleição que sabemos que será muito polarizada”, concluiu o agora pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Sul.

Continua depois da Publicidade