Eleições 2022

Em 2023, Aleam receberá em 10 novos deputados e 14 reeleitos

Dos 10 novos nomes que vão compor a Aleam, seis pertencem a famílias de parlamentares do estado.


As Eleições 2022 definiram os deputados estaduais que atuarão, a partir de 2023, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Entre eles, nomes consolidados na política amazonense, como o deputado reeleito Professor Sinésio Campos. Dentre os 24 que compõem o plenário, 10 assumirão seus primeiros mandatos, entre eles o apresentador de TV, Mario César Filho (União) e o irmão do prefeito de Manaus, Daniel Almeida (Avante)

Dos 10 novos nomes que vão compor a Aleam, seis pertencem a famílias de parlamentares do estado. A candidata eleita Mayra Dias (União) é esposa do prefeito de Parintins, Bi Garcia (União), e se lançou pela primeira vez na política, obtendo mais de 34 mil votos. O jovem Thiago Abrahim (União) é filho do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (PSC), e foi eleito com mais de 31 mil votos.

Continua depois da Publicidade

Deputado Sinésio Campos (PT) e Deputado eleito Daniel Almeida (AVANTE)

Débora Menezes (PL) é filha de Coronel Menezes (PL), que concorreu ao cargo de senador do Amazonas, no último domingo, mas foi derrotado por Omar Aziz (PSD). Cristiano D’Angelo (MDB) é irmão do atual prefeito do município de Manacapuru Beto D’Angelo (Republicanos) e foi eleito com mais de 36 mil votos. O médico George Lins (União) é filho do ex-deputado estadual, Belarmino Lins (PP) e foi eleito para assumir o cargo no próximo a legislatura da Aleam.

Ao lado da população

Em suas redes sociais, todos expressaram os compromissos com o povo do Amazonas. “Os jovens os ribeirinhos se o povo do interior tem agora um representante”, disse Thiago Abrahim. Mayra Dias reforçou sua dedicação junto à população. “Quero reforçar meu compromisso de fazer o melhor pelo meu estado”.

Continua depois da Publicidade

Cristiano D’Angelo agradeceu a votação, e afirma que vai honrar cada voto. “Eu honrarei esses 36 mil votos que depositaram em mim. Vamos juntos pelo Amazonas”.

Ao passo que novos nomes compõem a legislatura para os próximos quatro anos, parlamentares tradicionais da política amazonense não voltam para a Casa Legislativa, como é o caso de Therezinha Ruiz, Serafim Corrêa e Dermilson Chagas.

Continua depois da Publicidade

Lista completa de deputados estaduais eleitos:

  1. Roberto Cidade – UNIÃO (Reeleito)
  2. Joana Darc – UNIÃO (Reeleita)
  3. George Lins – UNIÃO
  4. Thiago Abrahim – UNIÃO
  5. Adjuto Afonso – UNIÃO (Reeleito)
  6. Mário César Filho – UNIÃO
  7. Abdala Fraxe – AVANTE (Reeleito)
  8. Daniel Almeida – AVANTE
  9. Mayra Dias – UNIÃO
  10. Wanderley Monteiro – AVANTE
  11. Debora Menezes – PL
  12. Cabo Maciel – PL (Reeleito)
  13. Delegado Péricles – PL (Reeleito)
  14. Alessandra Campelo – PSC (Reeleita)
  15. Dr Gomes – PSC (Reeleito)
  16. Comandando Dan – PSC
  17. João Luiz – REPUBLICANOS (Reeleito)
  18. Mayara Pinheiro – REPUBLICANOS (Reeleita)
  19. Felipe Souza – PATRIOTA (Reeleito)
  20. Rozenha – PMB
  21. Cristiano Dangelo – MDB
  22. Sinésio Campos – PT (Reeleito)
  23. Carlinhos Bessa – PV (Reeleito)
  24. Wilker Barreto – CIDADANIA (Reeleito)