Eleições 2022

Lula declara ter recuperado a indústria de óleo e gás no Brasil

A polêmica sobre o problema com preço dos combustíveis começou em 2006, quando o governo boliviano usou o Exército do seu país para tomar instalações de empresas estrangeiras do setor de petróleo e gás, entre elas a Petrobras.


O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu, nessa segunda-feira (10), as declarações do atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que culpou o petista em sua política de combustíveis sobre a falta de refinarias no país. De acordo com Bolsonaro, a falta dessas empresas está impulsionando o alto preço do diesel no país. Lula declarou que em seu governo, recuperou a indústria de óleo e gás.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Nós descobrimos o Pré-sal, nós recuperamos a indústria de óleo e gás, nós recuperamos a indústria naval, nós seguimos o maior investimento de obras públicas que já aconteceu no Rio de Janeiro. E nós vamos voltar a fazer o rio crescer outra vez”, declarou Lula em uma entrevista a Super rádio Tupi.

Continua depois da Publicidade

A polêmica sobre o problema com preço dos combustíveis começou em 2006, quando o governo boliviano usou o Exército do seu país para tomar instalações de empresas estrangeiras do setor de petróleo e gás, entre elas a Petrobras. No ano seguinte, em comunicado aos investidores, a estatal disse que a Bolívia havia aceitado comprar às duas refinarias da empresa no país por US$ 112 milhões. Para Lula a Petrobras estava em plena recuperação na época com o descobrimento do pré-sal.

Conforme o petista, o estado fluminense não pode mais continuar com problemas recorrentes como a violência e a criminalidade. “O Rio de Janeiro deve aparecer mais nas páginas econômicas do que nas páginas policias, e desenvolver mais sobre a questão da educação”, completou Lula.