Foi divulgada nessa terça-feira (26), mais uma pesquisa eleitoral para governador do Amazonas. A Pesquisa Real Big Data apresenta dois cenários: a pesquisa espontânea, onde o eleitor verbaliza diretamente o nome de seu candidato; e a pesquisa estimulada, onde é apresentada ao eleitor uma lista com nomes pré-definidos, deixando a escolha por parte do entrevistado. Em ambos os cenários, o governador Wilson Lima (UB) e o ex-governador Amazonino Mendes (Cidsadania) aparecem rigorosamente empatados.
Continua depois da Publicidade
No cenário da pesquisa espontânea, Wilson e Amazonino pontuaram exatos 15%, seguidos do ex-governador Eduardo Braga (MDB), com 9% das intenções de voto. Em seguida, Ricardo Nicolau (Solidariedade) aparece com 1%.
Já na pesquisa estimulada, Wilson e Amazonino pontuaram 28% cada. Braga aparece com 17%. Neste cenário, Nicolau pontuou 5%, seguido pelo ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos) com 3%; a ex-secretária de Justiça do Amazonas, Carol Braz (PDT) com 2% e Marcelo Amil (Psol), com 1%.
Votos brancos e nulos somam 21% na pesquisa espontânea, sendo que na projeção estimulada a pontuação cai para 9%. Os que não sabem ou não responderam está na casa dos 39% na pesquisa espontânea, mas na projeção estimulada os números ficam em 7%.
Continua depois da Publicidade
Foram ouvidos por telefone, 1.500 eleitores no estado do Amazonas, entre os dias 23 a 25 de julho, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa está na casa de 95%, sendo registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no número AM-032872/2022.