Eleições 2022

PT anuncia pré-candidaturas, mas aguarda Lula para definir apoio ao governo do Amazonas

Segundo o presidente municipal do PT-AM, Valdemir Santana, a decisão será definida em comum acordo entre as lideranças nacionais e locais.


O Partido dos Trabalhadores (PT-AM), regional Amazonas, definiu em reunião no comitê central do partido, no último sábado (02), 15 pré-candidatos a deputado estadual e federal para as eleições de 2022. O partido também definiu o apoio a candidatura de reeleição do Senador Omar Aziz (PSD-AM) e aguarda a visita do ex-presidente Luí Inácio Lula da Silva, para a definição do apoio para o governo do Amazonas.

Continua depois da Publicidade

Para o presidente municipal do PT-AM, Valdemir Santana, a decisão será definida em comum acordo entre as lideranças nacionais e locais do Amazonas, porém o petista tem sua preferência.

“Defendo que o partido apoie a candidatura do Ricardo Nicolau, porque o partido dele entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), movida pelo partido Solidariedade, contra redução do IPI de 25% e 35% que prejudicaram a competitividade do pólo industrial de Manaus (PIM), que salvou milhares de empregos da Zona Franca (ZFM), mas isso aí é com a nacional”, disse Santana.

Uma ala dentro do partido, formada pelo deputado Sinésio Campos e pelo vereador Sassá, defendem que a sigla apoie a reeleição do governador Wilson Lima (UB). Segundo Sassá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá ao Amazonas no dia 20 de julho e o mesmo já sinalizou um diálogo com o atual governador do estado e com o prefeito David Almeida (Avante) para uma possível aliança no estado.

Continua depois da Publicidade

 

Continua depois da Publicidade

“A presidente do partido falou comigo. Lula está vindo agora em julho em Manaus para falar com o governador e o prefeito. Possivelmente terá uma agenda rápida com os dois, no diálogo. Isso vai acontecer a partir do dia 20 do mês que vem”, disse Sassá.

Mas essa composição não é bem vista pelo presidente estadual do PCdoB, ex-deputado Eron Bezerra. Segundo Eron, o PT tem autonomia para escolher quem apoiar no pleito desse ano, mas essa decisão tem que ser aprovada pela federação formada pelo PCdoB e PV.

Eron não descarta que o partido (PCdoB) tenha candidatura própria ao governo do estado do Amazonas, mas o partido não pode apoiar quem declarou abertamente a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), citando o atual governador Wilson Lima (UB.