O estádio do Morumbi foi palco da vitória do São Paulo por 2 a 0 contra o San Lorenzo em jogo valendo uma vaga para as quartas de finais da Copa Sul-Americana disputado na noite desta quinta-feira (10.08). Porém se os times fizeram um espetáculo dentro de campo, não se pode dizer o mesmo de alguns torcedores argentinos que perderam o foco na competição e foram presos nesta quinta-feira (10/08) acusados de racismo contra os torcedores rivais.
Os dois, identificados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo como Matias Ezequiel Ramirez e David Emanuel Benedetto, passaram por audiência de custódia e tiveram as prisões em flagrante convertidas em preventiva. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os casos foram registrados como preconceito de raça ou cor na 6ª Drade (Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva). O crime de racismo não é passível de pagamento de fiança, por isso eles ficarão presos e à disposição da Justiça.
Continua depois da Publicidade
Na audiência, eles foram representados pela Defensoria Pública de São Paulo. “Como de praxe, não nos manifestamos publicamente sobre casos criminais em andamento”, informou a assessoria do órgão. A prisão preventiva não tem um prazo estipulado. Dessa forma, eles ficarão presos durante todo o processo de investigação ou até conseguirem uma decisão judicial que reverta o quadro.
Questionada pela reportagem, a assessoria do San Lorenzo disse que o homem não é diretor nem trabalha no clube. Em nota, a agremiação argentina afirmou que os dois homens viajaram ao Brasil para torcer pela equipe. O clube alegou, ainda, que “teve de acomodar nos camarotes os torcedores que estavam sendo assediados pela torcida local, para resguardar sua integridade física” deles. O San Lorenzo repudiou o tratamento recebido pelos seguranças e espectadores locais.
Sobre o jogo
Continua depois da Publicidade
O San Lorenzo venceu por 1 a 0 no jogo da ida na Argentina, mas não conseguiu segurar a vantagem na casa do Tricolor Paulista que em busca da classificação, não perdoou nem o time pelo qual o Papa Francisco torce, desclassificando o adversário no dia que se comemora a festa de São Lourenço, padroeiro do time dos hermanos.
Durante o jogo, o time da casa partiu pra cima desde o início na tentativa de reverter a a vantagem estabelecida no primeiro confronto. Enquanto isso o San Lorenzo jogava na defesa, freando o ritmo do jogo, buscando deixar o jogo mais truncado possível e por pouco quase não abrem o placar, mas a tentativa esbarrou no travessão. Aos 45min o atacante Calleri marcou um golaço de cabeça e deixando tudo igual no agregado, mas a classificação mesmo só veio aos 22min da segunda etapa, com o chute certeiro de Luciano que incendiou a torcida de mais de 50mil são paulinos no Morumbi.
Continua depois da Publicidade
Com a classificação, o Tricolor vai impulsionado para disputar outra importante decisão também no estádio do Morumbi, dessa vez contra o Corinthians na próxima quarta-feira (16/08), pela semifinal da Copa do Brasil, onde pra avançar, precisa vencer pois no jogo da ida perdeu de 2 a 1. Antes do confronto com seu arquirrival, o São Paulo ainda enfrenta nesta domingo o Flamengo no Maracanã, em jogo válido pela décima nona rodada do Campeonato Brasileiro.