A Federação Amazonense de Futebol deu início nesta quarta-feira (16) da 1a edição da Copa da Floresta 2023. O objetivo da competição é fortalecer o futebol amazonense, assim como, revelar jogadores para o futebol profissional local. E a primeira partida da competição ficou a cargo das equipes de Presidente Figueiredo e Urucará. A partida foi realizada no campo Jayoro, em Presidente Figueiredo, interior do Amazonas. Na ocasião, o time da casa foi goleado por 6 a 1 pela equipe de Urucará.

FOTOS: Mauro Neto/Sedel
Na edição de estreia da competição, 36 seleções dos municípios amazonenses, distribuídas em 6 grupos, buscam o título de primeiro campeão da competição e fazer parte da história do futebol amazonense.
Continua depois da Publicidade
De acordo com o presidente da FAF, Ednailson Rozenha, além de interiorizar os jogos de futebol no Amazonas, os municípios ganham também na questão econômica e política. “Pela primeira vez essa competição não tem participação de recursos das prefeituras locais, apenas disponibilizam a parte estrutural, sendo que os recursos para a realização da Copa são inteiramente dos patrocinadores, e a gente sabe que os investimentos começam a se pagar, e cada vez mais os grandes movimentos políticos e culturais começam a perceber que o futebol é um grande negócio e a gente quer fazer esse evento virar dinheiro, virar emprego e virar renda”, destacou Rozenha.

FOTOS: Mauro Neto/Sedel
Para a prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, a escolha da sede do Grupo 1 da Copa reforça a importância do município na realização de grandes eventos, além de movimentar a economia local. “Essa Copa é uma grande oportunidade de negócios para o nosso povo de Presidente Figueiredo, que é um município turístico e tem aí a sua região hoteleira mais movimentada com esse evento e também traz uma melhoria na nossa economia ajudando aos nossos empreendedores a terem sua renda”, afirmou.
Representando o Governo do Amazonas, o Secretário de Desporto e Lazer, Jorge Oliveira, confirmou o compromisso do Estado no incentivo ao esporte amazonense. “Quero parabenizar a FAF no investimento ao futebol profissional e agora no interior do Estado, e o governo apoia essa iniciativa, pois é nesse tipo de competição que irão sair os novos craques do futebol amazonense, não só de Manaus, mas também do interior do Amazonas. Essa vertente da Copa da Floresta está revitalizando e potencializando os atletas do interior do Estado”, afirmou o secretário.
Continua depois da Publicidade

FOTOS: Mauro Neto/Sedel
Uma novidade na competição é a primeira participação de uma equipe de arbitragem formada somente por mulheres apitando jogos da Federação Amazonense de Futebol. Na cerimônia de abertura da competição, um funcionário que cuida do gramado da sede de Presidente Figueiredo, deu o pontapé inicial da Copa.
Na primeira partida da competição, o primeiro gol do campeonato foi da equipe da casa, convertido pelo, camisa 10 do time, Fabrício, cobrando uma penalidade máxima na primeira etapa do jogo. Porém, o time de Presidente Figueiredo ficou por aí, sendo atropelado logo em seguida pela seleção de Urucará, que dominou toda a partida marcando seis gols.
Continua depois da Publicidade

FOTOS: Mauro Neto/Sedel
Agora a seleção da casa terá que ganhar o próximo jogo por uma diferença grande gols e torcer para um tropeço de Urucará que inicia o campeonato na liderança da chave A do grupo 1.