O Independiente Del Valle, do Equador, venceu o Flamengo na disputa de pênaltis, por 5 a 4, nesta terça-feira (28), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, conquistando a Recopa Sul-Americana pela primeira vez na sua história. No tempo normal de jogo, o rubro-negro carioca venceu o time equatoriano por 1 a 0.
Continua depois da Publicidade
Os times chegaram para disputar a final da Recopa sul-americana ao derrotarem seus adversários nos maiores torneios realizados pela Conmebol. O time do Equador chegou ao campeonato após vencer o São Paulo na final da Copa Sul-Americana no ano passado. Já o Flamengo, derrotou o Athletico-PR na final da Copa Libertadores da América.
Com um jogo de grande marcação e de chances de gol perdidas, o Flamengo pressionou o Del Valle durante toda a partida em um Maracanã lotado de torcedores ansiosos para a conquista do primeiro título do clube no ano de 2023, após perder o mundial de clubes e a Supercopa do Brasil. Somente aos 51 minutos da segunda etapa, Arrascaeta abriu o placar, após aproveitar um cruzamento na área do atacante Everton Cebolinha.
Porém, o resultado não foi suficiente para a nação rubro-negra comemorasse o título, pois na primeira partida da final, no Equador, o Independiente Del Valle venceu o rubro-negro pelo mesmo placar. Com o resultado no Rio de janeiro, a partida foi para a prorrogação, porém as equipes, que demonstravam cansaço após disputar os primeiros tempos embaixo de chuva, foram pouco criativas. Com o placar na prorrogação permanecendo na igualdade, a decisão do título foi para as penalidades máximas.
Continua depois da Publicidade
Nas penalidades, o goleiro Ramirez defendeu a primeira cobrança de Arrascaeta. Faravelli fez o primeiro dos equatorianos. David Luiz empatou para o rubro-negro. Hoyos converteu o seu. Cebolinha também. Previtali manteu a liderança. Gerson conseguiu deixar o clube carioca na partida. Schunke converteu o quarto. Gabigol fez o último. Landázuri cobrou a última e fez o gol do título.