A Fifa anunciou, na última semana, em Kigali, capital da Ruanda, o novo formato proposto para ser implantado já na Copa do Mundo de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e México. A decisão, tomada pelo Conselho da Fifa, propõe a competição formada por 48 seleções, dividas em 12 grupos de 4 equipes cada. Atualmente a Copa era disputada por 32 seleções.
Continua depois da Publicidade
No novo formato, os classificados nas fases de grupo serão os dois primeiros times de cada grupo, juntamente com os melhores terceiros colocados. Com essa mudança, os times que chegarem até a final farão oito jogos, um a mais que as outras edições da competição.
Inicialmente quando a Fifa decidiu mudar o número de seleções seriam de 16 grupos de 3 times cada, porém notaram rapidamente que poderiam ter problemas. Com três times num grupo, aquele que somasse mais empates estaria classificado de forma automática. Outro problema detectado seria o fato de que, com três times em um grupo, sempre teria uma seleção descansando e permitiria que os dois em campo combinem um resultado.