A Seleção Brasileira Sub-17 comandada pelo técnico Phelipe Leal venceu a Argentina por 3 a 2 no estádio olímpico Atahualpa durante o campeonato sul-americano Sub-17 no Equador e se consagrou campeã invicta da competição sul-americana.
Continua depois da Publicidade
A equipe garantiu o primeiro lugar no hexagonal final de maneira invicta. Riquelme, Dudu e Da Mata fizeram para a Seleção; Giménez e Echeverri descontaram para os argentinos.
O Brasil abriu a última rodada do torneio com uma desvantagem de um gol no saldo em relação à equipe do Equador que precisava de uma vitória contra a seleção da Venezuela para ficar com o título, entretanto os equatorianos não passaram do empate com os venezuelanos. Nesse caso o Brasil precisava vencer a equipe da Argentina para conquistar o título.
Os brasileiros então aceleram o ritmo e se impuseram no jogo, principalmente em jogadas pela esquerda com Riquelme e Souza. O atacante do Palmeiras protagonizou o primeiro gol na etapa inicial do jogo e logo em seguida a seleção canarinho aumentou o placar com Dudu chutando no canto sem chance para o goleiro argentino.
Continua depois da Publicidade
Argentina diminuiu aos 33 minutos com Giménez, após cobrança de escanteio. O árbitro encerrou o primeiro tempo com vitória parcial do Brasil por 2 a 1.
Durante a partida a equipe brasileira teve um bom desempenho com 22 finalizações. Porém, após o intervalo do segundo tempo a Argentina começou a jogar melhor e empatou o jogo com um gol de Echeverri marcando após rebote do goleiro brasileiro.
Continua depois da Publicidade
A partir daí o jogo ficou mais aberto e aos 15 minutos da segunda etapa, Da Mata mostrou que merece a alcunha de zagueiro artilheiro, com três gols no Sul-Americano, colocando o Brasil em vantagem novamente no jogo, com um gol de cabeça.
A seleção brasileira Sub-17 se torna a única invicta com 7 vitórias e 2 empates, além do melhor ataque com 24 gols marcados com os artilheiros Kauã Elias e Rayan com 5 gols e Dudu com 6 assistências. E volta para casa com o 13º título em 19 edições da competição.