MUNDO

Acidente com refugiados e imigrantes na Grécia já registra 59 mortos

Uma operação foi montada com um helicóptero das Forças Armadas gregas, assim como seis embarcações, porém os fortes ventos na região complicaram a ação de resgate


Um barco com aproximadamente 78 pessoas afundou, na manhã desta quarta-feira (14/6), na Grécia, em águas internacionais do Mar Jônico, próximo a península grega do Peloponeso. Segundo informações, 100 pessoas foram resgatadas e pelo menos 59 pessoas morreram. As vítimas eram imigrantes que saíram da Líbia e estavam tentando chegar à Itália.

(Foto: AP)

Uma operação foi montada com um helicóptero das Forças Armadas gregas, assim como seis embarcações, porém os fortes ventos na região complicaram a ação de resgate. Os resgatados foram encaminhados pra Kalamata, no sudoeste de Athenas, enquanto outras quatro pessoas, que estavam em estado mais grave, foram levadas de helicóptero pra um hospital mais próximo.

Continua depois da Publicidade

Autoridades da Guarda Costeira local informaram que um avião de vigilância da agência europeia Frontex, detectou a presença de uma embarcação na tarde de terça-feira (13/6), mas que os passageiros se negaram a receber ajuda. Grécia, Itália e Espanha são as principais rotas procuradas por milhares de pessoas que tentam chegar até a Europa saindo da África e do Oriente Médio.

(FOTO Greek City Times/Reprodução)

Ao que tudo indica, o número de refugiados e imigrantes está crescendo na região. No domingo (11/6), 90 pessoas foram resgatadas em um iate com bandeira dos Estados Unidos, após pedirem socorro. Em maio, o governo grego ficou sob pressão da comunidade internacional, após vídeos circularem mostrando uma suposta expulsão de imigrantes e refugiados que ficaram à deriva no mar.

Em 2022, cerca de 3.800 pessoas morreram, ao tentar fugir por rotas migratórias dentro e fora do Oriente Médio e Norte da África. Esse foi maior fluxo desde 2017, segundo dados divulgados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Continua depois da Publicidade