ALERTA AMBIENTEAL

Destinos turísticos na Grécia são evacuados devido a incêndios florestais

As condições climáticas extremas, com temperaturas superiores a 40°C em todo o país, têm alimentado os incêndios, que continuam se espalhando devido aos fortes ventos


Devido aos incêndios florestais que estão tomando conta das ilhas gregas desde segunda-feira (24/7), as ilhas Confu e Evia emitiram uma ordem de evacuação, no noroeste da costa da Grécia. Um incêndio que teve início na parte norte da ilha Confu, que é um destino turístico muito visitado por turistas todos os anos, as fotos da região em chamas foram compartilhadas pelas redes sociais.

Continua depois da Publicidade

Milhares de moradores e turistas foram evacuados por razões de segurança. No caso de Rodes, cerca de 19 mil pessoas foram retiradas da ilha, com aproximadamente 16 mil evacuações por terra e 3 mil por mar.

Casas e hotéis não teriam sido atingidos. Giorgos Mahimaris, prefeito de Confu, após visitar três locais afetados pelas chamas no Monte Pantokratoras, disse que os incêndios na ilha são de origem criminosa.

Moradores e turistas tiveram que sair da região por motivos de segurança e foram encaminhados para o estádio Agios Markos e para o Teatro Municipal de Confu, disse o prefeito.

Continua depois da Publicidade

As condições climáticas extremas, com temperaturas superiores a 40°C em todo o país, têm alimentado os incêndios, que continuam se espalhando devido aos fortes ventos. O calor escaldante e as mudanças climáticas estão aumentando o risco de incêndios florestais, e a Grécia enfrenta uma situação de emergência com o maior número de evacuações devido a incêndios na história do país.

Continua depois da Publicidade

Em Rodes, os incêndios devastaram áreas florestais densas, destruindo pelo menos três hotéis e obrigando os turistas a esperar no aeroporto da ilha por voos para deixar o local. Algumas pessoas foram obrigadas a caminhar longas distâncias sob o calor intenso para encontrar um lugar seguro. As autoridades alertam que a situação pode piorar à medida que mais localidades precisem ser evacuadas, e a batalha para conter as chamas pode levar vários dias.

Enquanto a Grécia enfrenta essa crise, outros países do Mediterrâneo, como Espanha e Itália, também têm experimentado uma onda de calor intensa e registros de altas temperaturas. Especialistas apontam que as mudanças climáticas contribuem para o risco de clima quente e seco, aumentando a probabilidade de mais incêndios florestais em todo o mundo.