Nessa terça-feira (08/11) está sendo realizado nos Estados Unidos da América, as eleições de meio de mandato de 2022. Nesse ano, estão em jogo todos os 435 assentos da Câmara dos Representantes (correspondente a Câmara dos Deputados aqui do Brasil) e os 100 assentos do Senado americano (destes, 35 vão estar em disputa nesse pleito).A Eleição serve como um tipo de “avaliação” do governo do Presidente Joe Biden e também irá definir o futuro de sua gestão nos próximos 2 anos, até a eleição presidencial de 2024.
Conforme o relatório Cook Political Report, que combina diversos dados para avaliar cenários possíveis, os sinais são bem promissores de que os Republicanos estão prestes a retomar o controle da Câmara dos Representantes, pela primeira vez em quatro anos.
Continua depois da Publicidade
Os republicanos podem vencer aproximadamente 212 assentos dos 435 em disputa. Para que os “vermelhos” (cor definida para os conservadores americanos) sejam a maioria no parlamento, eles teriam que vencer apenas 6 das 35 disputas mais competitivas dos Estados americanos.
A disputa desse ano está focada entre os questionamentos dos Republicanos sobre a inflação, a criminalidade e a imigração sem controle que acontece em solo americano. Já os Democratas defendem que o direito à liberdade está em risco, sendo que um exemplo disso, foi a conquista do direito ao aborto através do caso Roe vs Wade, derrubado pela Corte Superior da América nesse ano.
Porém, a disputa desse ano está acirrada para o Senado da América. O estado americano da Pensilvânia está no centro das atenções dessa eleição, pois a vaga desse estado pode definir quem controla o Senado dos EUA. A vaga deixada por um Senador Republicanos está sendo disputada por dois personagens incomuns no cenário político do país, sendo que de um lado está uma lenda do futebol americano, John Fetterman (Democratas), e do outro um cirurgião famoso na América, Mehmet Oz (Republicanos).
Continua depois da Publicidade
Mehmet Oz é conhecido como o “cirurgião plástico das estrelas”, vencedor de 8 prêmios Emmys pelo programa “The Dr. Oz Show”, enfrenta críticas de seus colegas de profissão por receitar “suplementos milagrosos” sem comprovação científica. Agora concorrendo a vaga no senado, Dr. Oz tem o apoio do ex-presidente Donald Trump, que possui grande apoio político e eleitoral dos americanos.
Já o seu concorrente, o ex-atleta Jhon Fetterman, que já foi prefeito de uma cidade pequena da Pensilvânia, porém sofreu recentemente em maio desse ano um AVC (Acidente Vascular Cerebral) com dificuldades de encontrar algumas palavras ao discursar. Fetterman, conta com o apoio do presidente Joe Biden e do ex-presidente Barack Obama.
Continua depois da Publicidade
Fetterman esteve tranquilamente à frente nas pesquisas durante quase todo o período eleitoral, mas, na reta final, viu a vantagem desaparecer e agora está travando uma disputa acirrada, sendo este o fiel da balança que pode definir se o partido Democratas, do presidente Biden, seguirá tendo maioria no senado.