O Twitter tem passado por mudanças significativas nas restrições de visualização de tweets, desde o último sábado (01/7). Agora, para os usuários verificados, o limite subiu de 6 mil para 10 mil postagens por dia. Para usuários não verificados, o limite sobe de 600 para 1mil tweets. Já para novos usuários, o limite vai de 300 para 500 posts.
Continua depois da Publicidade
Segundo o CEO da empresa, Elon Musk, estas alterações tem o objetivo de diminuir a coleta excessiva de dados e a manipulação do sistema servindo como uma medida temporária implementada pelo Twitter, que exigia que os usuários tivessem uma conta na plataforma de mídia social para acessar os tweets.
Musk explicou que várias organizações estavam coletando dados do Twitter de forma agressiva, o que afetava negativamente a experiência dos usuários.
Não é a primeira vez que o CEO expressa sua insatisfação com empresas de inteligência artificial, como a OpenAI, proprietária do ChatGPT, que utilizam dados do Twitter para treinar seus modelos de linguagem em larga escala. Musk tem preocupações com a privacidade e a segurança dos dados dos usuários.
Continua depois da Publicidade
Além disso, no último sábado, o Twitter enfrentou interrupções que afetaram milhares de usuários, segundo o site de rastreamento de interrupções Downdetector.com. Durante o pico dessas interrupções, quase 7.500 usuários relataram problemas ao acessar o aplicativo, o que gerou frustração entre os usuários da plataforma.
Continua depois da Publicidade
Em uma tentativa de atrair novamente os anunciantes que abandonaram a plataforma durante a gestão de Elon Musk e aumentar a receita de assinaturas, o Twitter implementou uma série de medidas, incluindo a inclusão de marcas de verificação como parte do programa Twitter Blue. Essas mudanças aconteceram como medida para atrair mais usuários e melhorar a experiência dos usuários.