O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Londres, Inglaterra, para participar da cerimônia de Coroação do Rei Charles 3º que irá acontecer nesse sábado (6) na Abadia de Westminster. Lula desembarcou por volta das 7h, horário de Brasília. O chefe do executivo federal se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em sua residência oficial, em Londres, onde discutiram a defesa do meio ambiente e mudanças climáticas.
Lula conversou com Sunak, sobre o desejo do país europeu de participar do Fundo Amazônia, podendo confirmar sua adesão durante a realização da COP-30 que será realizada na cidade de Belém-PA em 2025. Logo após o encontro, Reino Unido informou que irá doar 80 milhões de libras, cerca de R$500 milhões para o Fundo Amazônia.
Continua depois da Publicidade
Outro assunto debatido entre os líderes foi a guerra da Ucrânia. Na ocasião, Lula apresentou seu ponto de vista em relação ao conflito no Leste europeu. Apesar de os britânicos terem uma rivalidade anterior contra os russos. A Inglaterra é o segundo país que mais contribui com armamentos e suprimentos para as tropas ucranianas, ficando atrás somente dos Estados Unidos.