PREVENÇÃO

Militares realizaram simulação contra invasões de tropas inimigas chinesas em aeroporto de Taiwan

A ação mostra como o país está se preparado para os vários cenários diante da tensão sobre o aumento da intimidação militar da china


Militares taiwaneses realizaram, nesta quarta-feira (26/7), uma simulação de invasão chinesa no aeroporto Internacional de Taoyuan. O exercício aconteceu para prevenir e evitar possíveis ataques de Pequim. Segundo informou o Ministério da Defesa Nacional, a atividade testa a capacidade de coordenação das estratégias de emergência dos militares taiwaneses.

Continua depois da Publicidade

Na pista do aeroporto foram usados helicópteros militares no céu e soldados na pista. O exercício mostra como o país está preparado para os vários cenários, diante da tensão sobre o aumento da intimidação militar da China, somada às constantes preocupações, desde o começo da invasão da Ucrânia, há um ano.

O partido Comunista da China vem tentando reivindicar a democracia autônoma de Taiwan a décadas e tentando reaver o território, mesmo não tendo o controlado, e passando décadas tentando isola-lo diplomaticamente. No entanto, Pequim não descarta o uso de forças militares para tomar o controle de Taiwan, e vem aumentando a pressão militar sobre Taipe, com o constante envio de aeronaves para a região auto declarada “zona de identificação de defesa aérea e navios de guerra”, nas águas próximas da ilha.

Durante a simulação desta quarta, os soldados usavam capacetes vermelhos para simbolizar os inimigos, simulando inclusive uma troca de tiros com a polícia do aeroporto. Bombeiros também participaram da atividade que simulava incêndios, além de helicópteros sobrevoando e entrando em confronto com tropas inimigas.

Continua depois da Publicidade

Os exercícios duraram 30 minutos, terminando com a eliminação das forças inimigas, agitando a bandeira da nação representando a defesa bem sucedida do aeroporto. O exercício foi adicionado ao exercício militar Han Kuang, que acontece desde 1984 e envolve todos os ramos das forças armadas, incluindo forças reservas e serve de reforço para aumentar as capacidades gerais de defesa.

Continua depois da Publicidade

A atividade não causou impacto nos voos do aeroporto. Entretanto, os oito voos agendados para o momento da atividade foram reagendados. Em outros aeroportos como foi o caso de Han Kuang, o exercício foi cancelado, devido ao tufão Doksuri, que atingiu o norte das Filipinas nesta quarta-feira. Conforme a aproximação do tufão em outras áreas, também ouve o cancelamento da atividade, como foi o caso do aeroporto Fengnian na costa leste.