A NASA em parceria com a Boeing apresentou dois novos projetos de aeronaves que pretendem revolucionar a indústria da aviação com voos mais sustentáveis. O primeiro projeto, denominado X-66A, é resultado do trabalho entre as gigantes aeroespaciais e visa criar uma aeronave de corredor único com redução de emissões. Com o propósito de construir, testar e pilotar o demonstrador em escala real, a NASA e a Boeing pretendem que essa tecnologia possa ser usada em aviões comerciais até 2030.
Continua depois da Publicidade
O X-66A utiliza um novo conceito chamado de Transonic Truss-Braced Wing, que possui asas finas e alongadas estabilizadas por suportes diagonais. Essa configuração reduz o arrasto, proporcionando um consumo de combustível de forma mais eficiente.
Enquanto isso, a GE Aerospace e a magniX também estão trabalhando em uma nova geração de aeronaves movidas por eletricidade em parceria com a NASA, por meio do projeto Electrified Powertrain Flight Demonstration (EFPD). Com o objetivo de utilizar tecnologias mais leves e eficientes, incluindo motores elétricos e materiais inovadores, para melhorar a eficiência de combustível e reduzir as emissões nas aeronaves elétricas híbridas.
A fase de testes e demonstrações dessas tecnologias serão realizados em aeronaves existentes modificadas, como um Saab 340B aprimorado e um DeHavilland, Dash 7 modificado. A NASA planeja conduzir pelo menos duas demonstrações de voo nos próximos cinco anos, visando introduzir comercialmente essas novas tecnologias nos Estados Unidos entre 2030 e 2035.