FENÔMENO

No oeste dos EUA neve vem ganhando coloração avermelhada entenda o que causa o fenômeno

Esse fenômeno não causa preocupações, nem interferências na qualidade da água


Um fenômeno que está deixando as montanhas com coloração avermelhada em Utah, região oeste dos EUA, tem chamado a atenção do mundo. O fenômeno também é conhecido na região como neve melancia. Especialistas dizem que é uma ocorrência que aparece em diversos locais montanhosos, em vários locais do mundo.

Continua depois da Publicidade

A coloração avermelhada, que também possui tons rosados, é resultado da proliferação de algas verdes, que prosperam em ambientes frios e nevados, de acordo com o professor Scott Hotaling, assistente do Departamento de Ciências e Bacias Hidrográficas da Universidade de Utah. A espécie que causa esse fenômeno é chamada de Chlamydomonas nivalis.

Segundo o pesquisador a neve em Utah, existe um grande número de algas que vivem no gelo e na neve. Ao se congelar, a neve branca pode se transformar em outras cores incluindo roxo, verde e laranja.

“Essas algas normalmente tem o formato de cisto dormente e, quando há água derretida o suficiente na camada de neve e nutrientes suficientes, como acontece durante a primavera, essa forma de cisto sai do estado de dormência… Ele tem esse pequeno flagelo que pode nadar através da neve até a superfície, [onde] experimenta muita radiação solar e floresce” como informou o pesquisador a CNN.

Continua depois da Publicidade

Esse fenômeno não causa preocupações, nem interferências na qualidade da água, que antes era neve nem afeta a saúde humana, para quem tem contato com a neve mais pigmentada.