EMMY 2023

Premiação do EMMY deste ano pode ser adiada devido à greve de atores

Todas as opções estão sendo pensadas, tendo em vista que o adiantamento do Emmy reflete na crise enfrentada pela indústria cinematográfica.


A premiação do Emmy 2023, conhecido como o maior prêmio atribuído aos programas e profissionais de televisão e mainstream do mundo, pode ser cancelada. Até o momento, ainda não foi definida a data da realização do evento. A possível razão para o fato se dá devido à greve do sindicato dos roteiristas (WGA), que vem acontecendo em Hollywood há mais de 70 dias. Conforme os líderes da greve a paralisação não tem previsão de término, tendo em vista que o sindicato dos atores (SAG-AFTRA) também está cogitando aderir à mobilização.

Continua depois da Publicidade

Segundo informações da Academia de Artes e Ciências Televisivas, que organiza a premiação, há uma discussão sobre o possível cancelamento do evento com a emissora de TV Fox, que faz a transmissão da cerimônia nos Estados Unidos. Contudo, existe a possibilidade do remanejamento do evento para 18 de setembro ou novembro deste ano, caso não seja possível a realização da premiação ainda este ano. Entretanto, existe a hipótese de que o Emmy Awards de 2023 aconteça somente em janeiro de 2024.

Todas as opções estão sendo pensadas, tendo em vista que o adiamento do Emmy reflete a crise enfrentada pela indústria cinematográfica. Em decorrência da possível greve do sindicato dos roteiristas e a possível paralisação do sindicato dos atores, que pode se concretizar ainda esta semana.

Continua depois da Publicidade

Segundo informações da revista Variety, a Academia quer que a premiação seja realizada em novembro, durante o outono norte-americano. Porem a Fox TV prefere que o Emmy seja realizado em janeiro, uma vez que a programação da emissora em novembro já é comprometida com a NFL, principal liga de futebol americano do país.

Se o evento for adiado, é possível que o Emmy seja realizado em 21 de janeiro, visto que o Globo de Ouro está agendado para o dia 7 e o Critics Choice Awards para o dia 14 do mesmo mês. Até o momento, a premiação permaneceria em um domingo, mas a possibilidade de ser realizada em qualquer dia da semana, como aconteceu no passado, não está descartada.

Continua depois da Publicidade

Todas as opções continuam sendo consideradas, inclusive com a esperança de que o impasse relacionado à greve seja resolvido até 18 de setembro, permitindo que o Emmy ocorra na data original.

Uma mudança para novembro não seria nada inédito, a revista Variety destaca que em 2001, após os ataques terroristas de 11 de setembro e a invasão do Afeganistão, a premiação ocorreu nesse mesmo mês. Já a realização em janeiro de 2024 daria à Fox a oportunidade de promover seus programas de meio de temporada, e o Emmy poderia se beneficiar da atenção proporcionada durante os jogos dos playoffs da NFL. Isso também não seria inédito, pois as três primeiras cerimônias do Emmy, realizadas em 1949, 1950 e 1951, aconteceram em janeiro.

A decisão final está nas mãos da Fox, mesmo dependo da programação da Jesse Collins Entertainment, responsável pela produção do Emmy, que pode enfrentar dificuldades para lidar com as premiações do início do ano caso ocorra o adiamento. Até o momento, não foi determinado se o adiamento também afetará o período de votação dos indicados. Uma coisa é certa: cancelar a premiação não é uma opção, especialmente considerando o marco de 75 anos do Emmy em 2023