GREVE

Produtores de Hollywood paralisam atividades por melhores salários nesta terça-feira (02)

O sindicato dos Escritores da América (Writers Guild of America - WGA) reivindica melhores salários para a categoria e iniciou a “greve geral” nos estúdios Walt Disney e da Netflix


Roteiristas de televisão e cinema de Hollywood, nesta terça-feira (02) entraram em greve devido às mudanças que vem acontecendo com o crescimento das plataformas de streaming no mundo. A ação está deixando o setor de entretenimento americano e mundial agitado.

O sindicato dos Escritores da América (Writers Guild of America – WGA) reivindica melhores salários para a categoria e iniciou a “greve geral” nos estúdios Walt Disney e da Netflix. A última paralisação por melhores “gratificações” ocorreu há 15 anos e durou 100 dias, afetando a economia do estado americano da Califórnia, indicando um prejuízo de US$ 2 bilhões.

Continua depois da Publicidade

Os programas da televisão americana como os apresentados por Jimmy Kimmel e Jimmy Fallon podem ser interrompidos. Uma greve prolongada pode afetar toda uma rede de produção de TV e séries, prevista para estrearem entre os meses de setembro e novembro no outono do hemisfério norte.
“O comportamento das empresas criou uma “economia gig” em uma força de trabalho sindicalizada, e sua postura inflexível nesta negociação traiu um compromisso e desvaloriza ainda mais a profissão de roteirista”, disse o WGA em comunicado publicado em seu site.

O WGA representa em Nova YYork, Los Angeles e outros lugares cerca de 11.500 roteiristas. Os trabalhadores se organizaram e fizeram piquetes fora dos estúdios de Hollywood a partir desta terça-feira (2).
As empresas de mídia estão enfrentando um momento econômico difícil, e sob forte pressão de Wall Street para que os serviços de streaming se tornem mais lucrativos após ter sido investidos bilhões de dólares para atrair mais assinantes. O grande número de serviços de streaming levou a baixa receita de anúncios de televisão.

A partir do momento que o público da TV tradicional migrou para as novas plataformas o número de anunciantes foi para outros lugares. Além disso, uma recessão na maior economia do mundo também está se aproximando.

Continua depois da Publicidade

Escritores estão sofrendo com o crescimento das plataformas de streaming, ficando prejudicados financeiramente devido às temporadas curtas e recebendo pagamentos menores. Conforme as estatísticas da WGA, parte dos roteiristas de séries de TV passaram a trabalhar com salários menores, em comparação com um terço da temporada de 2013 e 2014.

Até que a situação seja resolvida, parte da programação da TV será interrompida, como é o caso do programa Late-Night Shows e a previsão é que series de TV e filmes que deveriam estrear esse ano também tenham suas produções atrasadas.

Continua depois da Publicidade

Os altos gastos elevados com o boom dos últimos anos, quando as plataformas de streaming tentavam aumentar seus assinantes, afetou a indústria e agora os estúdios estão sob pressão dos investidores para cortarem gastos e terem mais lucro. A indústria teme um efeito dominó. Vários sindicatos de Hollywood expressaram apoio aos roteiristas, como o SAG-AFTRA dos atores e o DGA dos diretores.