MUNDO

Rússia acusa Kiev e Washington de projetarem o ataque de drones ao Kremlin

O porta-voz russo também disse que não acredita nas alegações do governo ucraniano de não ter participação no atentado.


O governo russo acusou os Estados Unidos de estarem financiando o ataque de drones realizado na noite dessa terça-feira (2) contra a sede do Kremlin na tentativa de assassinar o presidente da Rússia Vladimir Putin. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov em entrevista a Rede CNN: “Sem dúvida, tais decisões, a definição de objetivos, a definição de meios – tudo isso é ditado por Washington a Kiev. Estamos bem cientes disso”, declarou Peskov.

Alexander Zemlianichenko / arquivo AP

O porta-voz russo também disse que não acredita nas alegações do governo ucraniano de não ter participação no atentado. “Tais tentativas de negar isso tanto em Kiev quanto em Washington são, é claro, absolutamente ridículas.”

Continua depois da Publicidade

Com declarações sem uma fundamentação de evidências, Peskov, acusou a Ucrânia e os EUA justificando a visão da Rússia sobre como essas decisões são tomadas pelo país eurasiano.

“Sabemos que nem mesmo Kiev determina os próprios objetivos, eles são determinados em Washington, e então esses objetivos são levados a Kiev para que Kiev cumpra [essas tarefas]”, disse Peskov. “Nem sempre é dado a Kiev o direito de escolher os meios, isso também é feito do outro lado do oceano.” O porta-voz completou dizendo que o Kremlin está atento aos movimentos americanos. “Washington deve entender claramente que sabemos disso”, acrescentou.

Apesar de não fornecer informações sobre as acusações do governo russo, Peskov não apresentou detalhes adicionais sobre o suposto ataque, dizendo que as informações seriam divulgadas posteriormente.

Continua depois da Publicidade

Dmitry disse também aos jornalistas que Putin está “calmo”, apesar da suposta tentativa frustrada de assassinato do mesmo. “Você sabe que em situações tão difíceis, extremas, o presidente sempre se mantém calmo, sereno, claro em suas avaliações, nas ordens que dá… nada mudou nesse sentido”.

Peskov afirmou à CNN que o ataque danificou apenas duas chapas de cobre do Palácio do Senado, e que os estragos serão reparados.

Continua depois da Publicidade

Entenda o caso

A Rússia acusa a Ucrânia em conspiração com os EUA de realizarem, no início desta semana, um ataque de drones contra o Kremlin em uma tentativa de matar o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A Ucrânia negou o ataque e possivelmente seu envolvimento no sinistro. Em resposta às acusações russas, os EUA disseram que ainda não tinham informações sobre o caso, e que estavam avaliando o incidente para identificar o possível responsável.

*Colaboração CNN