MUNDO

Rússia acusa Ucrânia de utilizar drones na tentativa de matar Putin no Kremlin

O governo ucraniano se defendeu das acusações dizendo que Kiev não tem relação com qualquer tipo de ataque utilizando drones.


Nesta quarta-feira (3), a Rússia divulgou uma nota afirmando que a Ucrânia realizou um suposto ataque com drones na noite dessa terça-feira (2) contra a sede do governo russo, na tentativa de matar o presidente Vladimir Putin. O Kremlin acusou o país do leste europeu de utilizar os equipamentos contra a residência de Putin na cidadela, porém a sistema de defesa do local neutralizou as aeronaves.

Imagem: Internet

“Dois veículos aéreos não tripulados foram apontados para o Kremlin. Como resultado de ações oportunas tomadas pelos militares e serviços especiais com o uso de sistemas de radar de guerra, os dispositivos foram colocados fora de ação”, disse a nota divulgada pelo Kremlin.

Continua depois da Publicidade

O governo ucraniano se defendeu das acusações através do assessor presidencial Mykhailo Podolyak, onde declarou que Kiev não tem relação com qualquer tipo de ataque utilizando drones, e que tal acusação não daria vantagem para a Ucrânia no campo de batalha. Mykhailo também disse que tal ação, é uma desculpa da Rússia para intensificar seus ataques no território ucraniano.

O assessor do presidente, Volodymyr Zelensky, disse também, que com essas acusações, a Rússia pode está planejando um ataque em grande escala contra a Ucrânia nos próximos dias.

E o Kremlin afirmou em nota que a Rússia se reserva o direito de retaliar o ataque fracassado contra Putin. “Consideramos essas ações um ato terrorista planejado e um atentado contra a vida do presidente, realizado na véspera do Dia da Vitória, o desfile de 9 de maio, no qual também está prevista a presença de convidados estrangeiros”.

Continua depois da Publicidade