Continua depois da Publicidade
Pela primeira vez na Ucrânia desde o início da guerra, o Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, segue nesta quarta-feira em direção a Kiev, para encontrar com o presidente ucraniano Vladimir Zelenskiy, passando por cidades devastadas pela guerra, como Borodyanka, a menos de 50 quilômetros da capital.
“A guerra é um absurdo. Vejo essas situações e o coração está com as vítimas”, afirmou Guterres, destacando que fica imaginando suas netas fugindo em pânico com parte da família talvez morta.
A visita do primeiro ministro à Ucrânia começou desde a última quarta-feira, e segue após uma série de reuniões em Moscou, inclusive com o presidente Russo, Vladimir Putin, onde cobrou uma decisão favorável ao estabelecimento dos corredores humanitários, um cessar-fogo e uma investigação independente sobre possíveis cirmes de guerra.
Continua depois da Publicidade
Já na cidade de Bucha, o Secretário-geral encontrou mais cenários de abusos e devastação e destacou que o Tribunal Criminal Internacional (TCI) analisa a situação. “Apoio totalmente o TCI e apelo à Federação Russa para que aceite cooperar com o tribunal”, concluiu Guterres.