ESTADOS UNIDOS

Senadores dos EUA convocam especialistas para debaterem sobre o uso de IA

O senador Schumer informou o interesse bipartidário em fomentar a questão da IA e afirmou ser importante elaborar uma legislação sobre o assunto.


O senador Chuck Schumer, líder da maioria democrata no Senado dos Estados Unidos, anunciou, nessa quinta-feira (27), a preocupação dos políticos americanos sobre o uso nocivo da inteligência artificial (IA). Chuck também anunciou a convocarão dos desenvolvedores dessa tecnologia, executivos e especialistas para participarem de audiências públicas sobre possíveis medidas legislativas de proteção para o suposto problema anunciado.

Continua depois da Publicidade

Schumer, disse que existe um interesse bipartidário e ‘real’ em fomentar a questão da IA, e afirmou ser importante elaborar uma legislação no campo da inteligência artificial, de modo a proteger a nação de possíveis sinistros. Ao mesmo tempo, o senador propôs uma implementação de medidas para evitar os riscos apresentados por essa tecnologia.

O senado norte-americano planeja fazer os primeiros Fóruns sobre ‘IA’ com o intuito de ouvir o que os especialistas dizem a respeito do assunto, buscando debater e se aprofundar nos conhecimentos sobre o tema.

Uma das principais preocupações dos parlamentares, democratas e republicanos, é o uso em potencial da inteligência artificial para a criação de armas biológicas. Esse temor aumentou com a divulgação de notícias sobre a forma negativa do uso da IA, que utiliza dados para a criação de conteúdo, incluindo respostas a perguntas complexas, com uma linguagem que se assemelha à humana.

Continua depois da Publicidade

Na quarta-feira (26), especialistas do Departamento de Energia, da Fundação Nacional de Ciência e da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (Darpa) (que esteve envolvida na criação da internet), forneceram informações aos senadores sobre a IA contribuindo para embasar as discussões futuras.

O Comitê de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado votou a favor de enviar um projeto de lei à casa para a criação de um cargo de diretor de IA em cada agência federal. Esse projeto visa estabelecer um conselho para coordenar a utilização da tecnologia emergente pelo governo federal. O objetivo é encontrar uma abordagem coordenada e coerente para lidar com os desafios e oportunidades trazidos pela inteligência artificial no contexto da segurança nacional e da economia do país.

Continua depois da Publicidade