SAÚDE

Confirmados mais dois casos da variante EG.5 da Covid-19 no Brasil

Distrito Federal e Rio de Janeiro registraram essa semana novas ocorrência da ´Éris’, uma subvariante da Ômicron


A variante da Covid-19 denominada de Eg. 5 foi confirmada em dois pacientes no Brasil, um do Rio de Janeiro, em um homem de 46 anos com sintomas leves e o outro caso foi em uma criança residente no Distrito Federal, de apenas 2 anos, que ficou internada. Os casos confirmaram a presença da subvariante da Ômicron, conhecida como Éris, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse é atualmente o tipo mais comum no mundo todo e já foram registrados casos em mais de 50 países.

Continua depois da Publicidade

No Brasil, o primeiro caso ocasionado por essa nova cepa teve a sua confirmação no dia 17 de agosto em São Paulo. No caso do paciente do Rio de Janeiro, não foi encontrado histórico de viagem, o que indica que a transmissão foi local, conforme informou a Secretária Municipal de Saúde (SMS) do Rio. Já no caso da criança, ela deu entrada no dia 11 de agosto no Hospital Infantil de Brasília com sintomas respiratórios, onde ficou internada e no dia 14 teve alta médica.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, os sintomas relatados desta subvariante são muito parecidos com os causados pelo Ômicron original, causando no paciente: febre, dor de cabeça e no corpo, dor de garganta e nariz escorrendo. Segundo o Ministério da Saúde, para evitar o aparecimento de casos graves, a vacinação ainda continua sendo a principal medida de proteção e combate à Covid-19, sempre atualizando as doses de reforço para prevenção da doença.

Foto: Niaid-Rml

Continua depois da Publicidade