A população de Manaus contará com o primeiro Hospital-Dia da rede municipal de saúde, projetado para atender procedimentos clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e diagnósticos que exigem internação de até 12 horas. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (03/12), pela Prefeitura de Manaus e promete ampliar a oferta de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: divulgação
O Hospital-Dia terá área construída entre 3.800 m² e 4.100 m², incluindo recepção para 30 pessoas, ambulatório com 12 consultórios, centro cirúrgico com cinco salas para procedimentos de médio porte e duas para pequeno porte, e enfermarias masculina e feminina com cerca de 80 leitos. Além disso, a unidade contará com espaços administrativos, cozinha, lavanderia, almoxarifado e Central de Material e Esterilização.
Continua depois da Publicidade
Segundo a gestão municipal, essa será mais uma das unidades entregues desde 2021, período em que foram construídas oito Unidades de Saúde da Família (USF), um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e uma Base Fluvial de Endemias, além da revitalização de 87 unidades de saúde.
O novo hospital, será construído no parque Mosaico, na zona Oeste da capital, vai contar com área entre 3.800 metros quadrados e 4.100 metros quadrados, totalizando investimento de até R$ 15 milhões, provenientes por meio de licitação em parceria pública e privada.
Avanço histórico
Continua depois da Publicidade
Com a nova estrutura, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dará um passo significativo na expansão da oferta de serviços para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital promete maior agilidade no atendimento de cirurgias eletivas e exames de diagnóstico e terapêuticos, além de contribuir para a redução das filas do sistema municipal de regulação.
Serviço e estrutura
Continua depois da Publicidade
O Hospital-Dia será equipado para a realização de procedimentos minimamente invasivos, como exames endoscópicos e cirurgias nas áreas de oftalmologia, ginecologia, mastologia, dermatologia e cirurgia geral. Entre os serviços previstos estão colonoscopia, endoscopia digestiva alta, cirurgias de hérnia, vesícula e catarata, laqueadura tubária e biópsias de mama e pele.
A unidade terá uma estrutura moderna, que inclui recepção com capacidade para 30 pessoas, ambulatório com 12 consultórios, centro cirúrgico com cinco salas de médio porte e duas de pequeno porte, enfermarias masculina e feminina, com aproximadamente 80 leitos, além de ambientes administrativos e de apoio, como cozinha, lavanderia e Central de Material e Esterilização.